Coruja-orelhuda é resgatada em Tamoios

Uma coruja-orelhuda foi encontrada presa em uma cerca de arame farpado em Tamoios nesta terça-feira (9). O animal é da espécie Jacurutu (Bubo Virginianus), se prendeu em uma cerca no bairro Coqueiral e aparentemente estava com uma asa quebrada. A Jacurutu é a maior coruja existente no Brasil, uma das maiores da América do Sul.

Moradores encontraram a coruja e acionaram o setor de meio ambiente em Tamoios, que foi ao local resgatar o animal. O meio ambiente fez contato com a Guarda Marítima Ambiental, em Cabo Frio, que veio buscar o animal e o levou para a ONG Aiuká, em Rio das Ostras, para receber tratamento médico. A ONG é especializada no tratamento e reabilitação da fauna.

De acordo com Handerson Martins Costa, supervisor operacional do Meio Ambiente em Tamoios, encontrar essa espécie foi uma grande surpresa já que foi a primeira vez que ele viu a coruja-orelhuda em Tamoios: “Chegamos até o local através dos moradores, que nos acionaram. Encontramos o animal preso, estava com a asa quebrada. Transportamos até a Subprefeitura e acionamos a Guarda Marítima Ambiental. Eu nunca vi um animal dessa espécie aqui em Tamoios”, conta ele.

Coruja-orelhuda

A coruja-orelhuda é um animal de grande porte e possui como características as “falsas orelhas” no alto da cabeça, que são tufos de penas, além de poderosas garras. Ela costuma viver em áreas abertas, encontrada em capões de mata, cerrado e áreas campestres. É uma predadora voraz e sua alimentação vai desde pequenas aves até filhotes de cutias, ratazanas e gambás. Possui em média de 45 a 60 cm de comprimento, podendo pesar até 1,5 Kg, o que a caracteriza como a maior e mais pesada coruja do Brasil.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.