Dia D Nacional contra o sarampo em Cabo Frio imuniza mais de mil pessoas

Faixa etária de maior procura foi de 30 a 59 anos com 951 doses aplicadas

Das 2.512 pessoas que procuraram os pontos de vacinação em Cabo Frio no Dia D Nacional contra o sarampo, 1.371 foram imunizadas na ação promovida pelo governo federal. A meta estabelecida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) era vacinar pessoas de 6 meses a 59 anos e a faixa etária de maior procura foi de 30 a 59 anos.

A imunização contra a doença faz parte do calendário de rotina, ou seja, está disponível ao longo de todo o ano nas unidades de saúde do município, conforme o envio das doses pelo Ministério da Saúde. Desde o início da campanha da SES, “RJ contra o Sarampo”, em 13 de janeiro, somente 293 pessoas se vacinaram até o dia 14 de fevereiro. De acordo com Patrícia Freitas, coordenadora de Imunização de Cabo Frio, a procura está abaixo do esperado.

Vacinação móvel

A partir desta segunda (17), em sequência às ações de imunização, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) promove a vacinação móvel. Nesta terça (18) a atividade acontece no Cajueiro/Peró, na Praça do Moinho; na quarta (19) será na Praça do Jardim Esperança e na quinta (20) na subprefeitura de Tamoios no Shopping UnaPark. Em todos os locais o horário é das 8h às 13h.

Sobre a doença

O sarampo é transmitido por meio da fala, da tosse e do espirro. Os principais sintomas são mal-estar geral, febre, manchas vermelhas que aparecem no rosto e vão descendo por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite. A vacina é fornecida pelo Ministério da Saúde e está disponível gratuitamente nos postos de saúde municipais durante todo o ano, conforme prevê o calendário nacional de imunização.

Contraindicações

Pessoas com suspeita de sarampo, imunocomprometidas, gestantes e crianças com menos de seis meses não devem receber a vacina. Alérgicos à proteínas do leite de vaca devem informar a condição ao profissional de saúde no posto de vacinação para que recebam a dose feita sem esse componente.