Dia Mundial da Saúde é marcado pelos avanços nas ações e serviços de saúde em Cabo Frio

Com foco na prevenção e qualidade de vida, a Secretaria de Saúde celebra a data com expansão da Atenção Básica média e alta complexidade

Nesta sexta-feira (7), é comemorado o Dia Mundial da Saúde. A data tem como objetivo reforçar a importância da consciência de cada cidadão sobre hábitos preventivos e saudáveis para uma boa qualidade de vida.

Com o tema definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) “Saúde para Todos”, Cabo Frio adere à campanha e destaca as iniciativas da gestão municipal focadas para promoção e ampliação dos atendimentos realizados pelas equipes de Saúde da Família, na Atenção Básica; e pelas especialidades médicas na média e alta complexidade.

Com a meta de fomentar uma sociedade com hábitos preventivos, a Secretaria de Saúde reestruturou a rede pública cabo-friense, com novas dinâmicas e acessos aos serviços prestados. Uma das principais medidas foi a aprovação do projeto de expansão das equipes da Saúde da Família, que trará um crescimento na cobertura em torno de 70 %. Um dos destaques será o bairro Jardim Esperança que, pela primeira vez na história de Cabo Frio, contará com uma unidade básica de saúde, que ofertará atendimentos básicos, não sendo assim mais necessário ao usuário procurar o hospital para atendimentos voltados a essa modalidade.

Aliado ao reforço no time de profissionais, os Postos de Saúde tiveram os horários de funcionamento estendido, permitindo que a população receba o atendimento fora do horário comercial em algumas unidades, durante a semana, e aos sábados, em dias específicos.

A rede de Atenção Básica vem passando por diversas reformas e ampliação em suas estruturas sendo estas: obras de construção da ESF Reserva do Peró, e reforma das ESFs Tangará e Jacaré. O projeto abrange, além das reformas, retomadas de obras, novas construções, reconstruções de unidades inacabadas e outras atividades de expansão. Até o momento já foram revitalizadas as unidades do Porto do Carro, Cajueiro e Angelim. O bairro Manoel Corrêa também ganhou uma nova unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF). A unidade funcionava anteriormente em um imóvel alugado, e agora passou a ter um prédio próprio, representando uma economia de R$ 36 mil por ano.

“As intervenções na infraestrutura estão no nosso plano de metas para melhorias do serviço prestado. Ao assumir a gestão, foi identificada a necessidade de grandes reformas em algumas unidades. Em três delas, localizadas na Reserva do Peró, Colinas do Peró foram até pagas em mais de 80% e não foram concluídas em governos anteriores, estavam apenas na fundação. Nosso objetivo é, gradativamente, reestruturar prédios públicos para dar mais qualidade e conforto ao servidor e ao paciente”, explica o secretário de Saúde, Janio Mendes.

Nos serviços odontológicos, o resultado pode ser visto nos números de atendimento: em média, 1.300 pessoas receberam tratamento dentário pela rede municipal no mês de março. Atualmente, o município dispõe de 15 Estratégias Saúde da Família (ESF) e duas Unidades Básicas de Saúde com serviços odontológicos. A Casa da Criança e o Centro de Saúde Oswaldo Cruz têm atendimento exclusivo em odontopediatria. Há ainda atendimento no Hospital Otime Cardoso dos Santos, no bairro Jardim Esperança; no PAM de Santo Antônio; além do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e da parceria firmada junto a Apae para o tratamento de usuários com necessidades especiais.

Para dar apoio técnico e pedagógico às equipes de Saúde da Família, a Secretaria de Saúde e Atencao básica vem reestruturando a atuação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) de Tamoios e implantou outras estruturas de apoio para as regiões do Jacaré, do Tangará e da Praia do Siqueira. O prédio do antigo Centro Especializado de Fisioterapia e Odontologia (CEFOJ) do bairro Jacaré, foi recuperado para esta finalidade.

Mais uma iniciativa para contribuir para o acompanhamento do paciente foi a implantação do programa “Melhor em Casa”, que reforçou a diretriz do Governo Municipal em expandir a Atenção Domiciliar. Com ele, o município de Cabo Frio passou a contar com duas equipes de multiprofissionais, sendo esta composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, nutricionistas, serviço social, fonoaudióloga, psicologia e técnico de enfermagem.

Em outra frente, o Governo Municipal implantou uma unidade de saúde especializada na atenção da população transexual. A iniciativa é mais uma ação para a promoção dos direitos básicos de cada cidadão cabo-friense aos serviços na rede pública. O ambulatório fica na Rua Leonor Fonseca da Costa, s/n, bairro Porto do Carro e conta com uma equipe multidisciplinar para atendimento aos pacientes.

MAIS CUIDADO PARA OS MORADORES DE TAMOIOS

“Saúde para Todos”, ponto focal da campanha da OMS, começa com facilidade no acesso para a população. Compartilhando dessa visão, a Prefeitura de Cabo Frio transformou a prestação de serviços de saúde em Tamoios. Em janeiro deste ano foi implantado o Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead). O local centraliza a realização de consultas e exames, aumentando a disponibilidade de atendimentos para a população de Tamoios. A estrutura é composta por consultórios médicos, sala de ultrassonografia, mamografia, ultrassonografia, radiografia e laboratório.

As especialidades oferecidas na unidade são Cardiologia; Alergologia; Dermatologia; Ortopedia; Nutrição; Neuropediatra; Otorrinolaringologia; Ginecologia; Urologia; Pediatria; Neuropediatria; Fonoaudiologia; Psiquiatria; Psicologia; Infectologia; Cirurgia Geral; Fisioterapia; exames laboratoriais, cardiológicos e de imagem.

Nos primeiros três meses de funcionamento já foram realizados 8.956 atendimentos nas mais diversas áreas.

MAIS AGILIDADE NOS ATENDIMENTOS DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA

O município iniciou uma nova dinâmica para a oferta dos atendimentos em Ortopedia e Traumatologia. Os serviços foram ampliados e passaram a ser regulados pela Central de Regulação Municipal.

O Centro de Ortopedia e Traumatologia está localizado no Hospital Central de Emergência (HCE) e conta com consultas ambulatoriais, atendimento e cirurgias de baixa e média complexidade. Casos de maior gravidade, que necessitem de procedimentos cirúrgicos, serão encaminhados para as Centrais de Regulação Estadual. O espaço integra o fluxo dos serviços de saúde pública prestados para a população, sendo mais uma estrutura para ofertar mais agilidade e qualidade.

“O munícipe vai ser assistido de forma mais integral e mais humana, sem haver necessidade de deslocar o paciente para outra clínica. Vamos assumir o protagonismo da ortopedia”, disse Janio Mendes.

MAIS ESTRUTURA PARA RESGATE DE URGÊNCIA

Proporcionar aos cabo-frienses, em caso de necessidade, um resgate com agilidade e qualidade. A Secretaria de Saúde renovou a frota, com cinco novas ambulâncias, que substituirão os veículos antigos. Os novos veículos são totalmente estruturados e compostos por equipamentos modernos.

As ambulâncias têm como função o transporte de pacientes de alto risco de vida, com o suporte de uma unidade de terapia intensiva (UTI). Um dos veículos é específico para recém-nascidos e gestantes (UTI Neonatal).

Em paralelo, o município aderiu também ao projeto do Governo do Estado “SAMU 100% RJ”, que oferta Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Com isso, Cabo Frio foi contemplado com mais três ambulâncias.

PROMOÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA E RECREATIVAS NA REDE DE ATENÇÃO BÁSICA

Promover ações que contribuem para saúde e qualidade de vida. Além de atendimento tradicional, a Secretaria de Saúde disponibiliza para toda a população grupos de caminhada, alongamento e avaliação física nos Postos de Saúde dos bairros Praia do Siqueira, Palmeiras e Parque Burle.

Em parceria com a Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer, acontece também o grupo de atividade esportiva é na modalidade futebol feminino, nos Postos de Saúde dos bairros Manoel Corrêa, Jardim Náutilus e Guarani.

Para participar, basta se inscrever nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Estratégias Saúde da Família (ESF) dessas localidades.

De acordo com o secretário de Saúde, Janio Mendes, a expectativa é expandir para outras unidades.

“Inserir professores de Educação Física no sistema público de saúde proporciona acesso a grande parte da população às atividades físicas e práticas corporais orientadas, podendo melhorar a qualidade de vida do cidadão. Nossa meta é levar essa iniciativa as outras unidades ainda neste ano”, conclui o secretário.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.