Educação dá início às matrículas de encaminhamento dos alunos da rede

Responsáveis por alunos que já fazem parte da rede municipal de ensino de Cabo Frio e necessitam mudar de unidade escolar devem ficar atentos ao prazo de pré-matrícula de encaminhamento on-line. A Secretaria Municipal de Educação informa que as inscrições serão realizadas nos dias 1 e 2 de fevereiro, exclusivamente pelo site www.semecabofrio.rj.gov.br O sistema será aberto às 9 horas do dia 1º. O encaminhamento aplica-se exclusivamente aos alunos que cursaram, em 2017, os seguintes anos de escolaridade: Creche IV, Pré II, 5º ano e concluintes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Cabo Frio terá 13 pontos de vacinação na Campanha Estadual contra Febre Amarela

Saúde Coletiva tranquiliza moradores de Cabo Frio sobre febre amarela

Ao acessar o formulário de pré-inscrição de encaminhamento no site, os responsáveis deverão informar dados como nome completo do aluno, data de nascimento e nome da mãe, caso haja no registro. É fundamental que o nome do aluno seja digitado corretamente, para garantir a localização da ficha cadastral no sistema. A pré-inscrição on-line possibilita ao responsável a oportunidade de escolha da unidade escolar que mais se adapta às necessidades da família. Aparecerão no sistema apenas as unidades que dispõem de vagas no ano letivo do estudante. Conforme as vagas forem se esgotando, as unidade escolares com o quantitativo preenchido não aparecerão mais no sistema.

A efetivação da matrícula ocorrerá nos dias 5 e 6 de fevereiro, quando os responsáveis deverão comparecer à nova unidade escolar, apresentando os documentos necessários para a finalização do processo. Para agilizar, é importante informar o número de protocolo gerado no ato da pré-inscrição on-line.

O Departamento de Inspeção Escolar ressalta que o processo de matrícula de permanência é feito em duas etapas – pré-matrícula de encaminhamento on-line e confirmação nas escolas – e os responsáveis devem ficar atentos às datas. O candidato que não efetivar a matrícula na unidade escolar no período previsto perderá o direito à vaga. Nesse caso, terá uma nova oportunidade apenas quando processo de pré-matrículas novas for aberto. A efetivação da matrícula no sexto ano do Ensino Fundamental II e no primeiro ano do Ensino Médio está condicionada à aprovação no ano cursado durante o calendário letivo de 2017, que deve ocorrer assim que o calendário em questão for encerrado.

Apenas as escolas municipais Professor Renato Azevedo e Arlete Rosa Castanho (Ensino Fundamental e Ensino Médio), em função de suas especificidades, oferecerão matrícula nas próprias unidades escolares, a partir de 5 de março de 2018.

Ensino Médio

Os alunos que cursaram o 9º ano do Ensino Fundamental no calendário letivo de 2017 terão direito a concorrer às vagas ofertadas no 1º ano do Ensino Médio Regular das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. As vagas para matrículas de permanência serão disponibilizadas nas seguintes unidades: Escola Agrícola Municipal Nilo Batista (Campos Novos), Colégio Municipal Professora Elza Maria Santa Rosa Bernardo (Jardim Esperança), Centro Educacional Municipal Professora Marli Capp (Unamar) e Colégio Municipal Rui Barbosa (Centro).