Em um mês, Zap da Saúde de Cabo Frio ultrapassa 1.300 contatos

Ferramenta traz informações sobre vacinação e demais ações do governo municipal

Em um mês de funcionamento, o Zap da Saúde, lançado pela Prefeitura de Cabo Frio, já contabiliza 1.302 pessoas que adicionaram o número à sua agenda de contatos. A ferramenta, disponível somente por mensagem de texto, traz diversas informações sobre a vacinação contra o coronavírus em Cabo Frio, além de outras ações e notícias do governo municipal.

Para ter acesso às informações oficiais e colaborar para o combate à fake news, basta o cidadão adicionar o número na sua agenda de contatos e seguir o passo a passo. Bem intuitivo e fácil de usar, o serviço funciona por meio do número (22) 99782-0945 e oferece sete opções de menu principal com os respectivos submenus.

Os menus principais mais acessados são “Quando me vacino?”, com 3.212 acessos; “Notícias de Cabo Frio”, com 347 escolhas e “Boletim Coronavírus”, com 316 cliques. Os submenus mais procurados são “Tenho outra idade”, com 762 cliques e “Tenho 90 anos ou mais”, com 437 acessos.

No quadro principal, o menu “1 – Estou com sintomas” traz informações sobre onde procurar atendimento em caso de sintoma de Covid-19, que são as Tendas da Triagem ao lado da UPA do Parque Burle e ao lado da UPA de Tamoios.

Já o menu “2 – Quando eu me vacino?” traz todas as informações sobre onde, como e quando se vacinar. Esta guia é subdivida em faixas etárias de idosos e também com as categorias vigentes no Plano Nacional de Vacinação. Atualmente, o calendário que vigora é dos profissionais de saúde, idosos de 74 a 70 anos, e idosos acamados a partir de 75 anos.

No menu “3 – Notícias de Cabo Frio” o cidadão tem acesso aos canais oficiais da Prefeitura de Cabo Frio, com informações seguras sobre todas as medidas de enfrentamento e combate ao coronavírus na cidade, além de notícias sobre todas as ações realizadas no município. Nele estão o site oficial do governo e também as redes sociais.

A opção “4 – Boletim Coronavírus” traz um panorama da situação dos casos de Covid-19 e da ocupação de leitos de UTI e enfermarias no município. Já a opção “5 – Decretos Municipais” é onde os cidadãos ficam por dentro de todas as medidas de combate ao coronavírus que estão vigentes no município. É uma forma segura de acompanhar as regras e de contribuir para o enfrentamento à pandemia.

O menu “6 – Agendamento Acamados” concentra todas as informações sobre como agendar a vacinação para quem tem idoso acamado em casa. Depois que enviar a solicitação, é só aguardar o contato da Secretaria de Saúde, que vai marcar para uma equipe volante ir até a casa do acamado realizar a imunização.

Fechando o leque de opções, o menu “7 – Mensagem do Governo Municipal” traz o recado de algum representante da Prefeitura de Cabo Frio com as ações mais relevantes ou pedidos importantes à população.