Entrega de cartões para novos contemplados da Moeda Itajuru, em Cabo Frio, vai contar com oferta de serviços, na segunda (13)

Ação para beneficiários do Manoel Corrêa acontece das 10h às 14h, no auditório da Prefeitura Municipal, no Centro

A Prefeitura de Cabo Frio vai entregar, na próxima segunda-feira (13), os cartões para 64 novos contemplados pela Moeda Social Itajuru, que moram no bairro Manoel Corrêa. A entrega dos cartões acontece no auditório da Prefeitura, no Centro, das 10h às 14h. No mesmo dia, o Governo Municipal vai oferecer diversos serviços para os beneficiários da Moeda, na Praça Tiradentes, em frente ao edifício-sede da Prefeitura.

Participam da oferta de serviços as superintendências de Proteção Social Básica, com atualização e informação sobre o Cadastro Único; da Pessoa com Deficiência, com orientações sobre serviços e documentações; e dos Direitos da Mulher, com orientação e encaminhamento para a rede de apoio às mulheres.

A Coordenadoria-Geral de Direitos Humanos vai orientar sobre como proceder em casos de violação de direitos e o setor de Sub-registro vai atender com emissão de segunda vida de documentos, como certidão de nascimento, de casamento e de óbito.

“É muito importante voltar a atender a comunidade do Manoel Corrêa com esses 64 novos beneficiários. No mesmo dia, haverá atendimento do projeto Assistência Itinerante, que oferece um leque de serviços à população cabo-friense. O prefeito José Bonifácio sempre reforça a importância de aproximar os serviços do governo municipal, como os da Secretaria de Assistência Social, para quem mais precisa”, afirmou o coordenador do programa Moeda Social Itajuru, Adriano Brisola.

Além da entrega dos cartões e da rede de serviços municipais, os beneficiários também vão assistir a uma palestra sobre o funcionamento do programa e do aplicativo do banco E-dinheiro, gestor dos recursos da moeda.

No mesmo dia e horário, haverá uma tenda em frente ao prédio da Prefeitura para cadastramento de novos comerciantes dos bairros onde a Moeda Itajuru está implantada: Manoel Corrêa; Boca do Mato, Monte Alegre, Porto Carro e parte da Vila do Ar; Maria Joaquina; Tangará, Parque Eldorado III e Emaús; e Sinagoga.

Na terça (14), quinta (16) e sexta (17) também haverá palestra, das 10h às 14h, no auditório da Prefeitura para os beneficiários que permaneceram no programa após o recadastramento. Todos os beneficiários deverão portar documentos oficiais, tanto para retirada do cartão quanto para participar da palestra.

Programa Moeda Social Itajuru

Lançado em outubro de 2021, com o projeto-piloto no bairro Manoel Corrêa, o programa de transferência de renda atende atualmente 2.500 famílias distribuídas em mais quatro áreas: Monte Alegre, Boca do Mato, Porto do Carro e Vila do Ar (março/2022); Maria Joaquina, em Tamoios (julho/2022); Tangará, Emaús e Parque Eldorado 3 (outubro/2022) e Sinagoga (dezembro/2022).

Até o momento, o programa já transferiu pouco mais de R$ 5 milhões, incluindo uma recarga extra para os beneficiários, a título de 13º da Moeda, em 2022. Ao todo, o programa possui 231 estabelecimentos cadastrados nas localidades citadas e aptos a receber os recursos da transferência de renda.

Entre os beneficiários, o perfil social das famílias na expansão da Sinagoga, por exemplo, engloba 135 mulheres chefes de família, solteiras e com mais de três filhos; 23 pessoas com deficiência; 45 pessoas idosas; 152 famílias numerosas (com mais de 6 pessoas); e oito homens pais de família com mais de dois filhos.