ESF do Caiçara realiza encerramento da Campanha Outubro Rosa

A Coordenação do ESF do Jardim Caiçara promove nesta quarta-feira, dia 30, às 10h, o encerramento da Campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama. A ação terá palestra, realização de preventivo, agendamento para fazer a mamografia e café da manhã, além de contar com a participação das guardas municipais e das servidoras da Comsercaf.

“É uma doença grave, que precisa ser muito discutida pela sociedade porque a prevenção é o caminho para que as chances de cura sejam maiores. Por isso é importante realizarmos ações como estas de conscientização”, explicou Stela Kalil, uma das administradoras do ESF do Jardim Caiçara.

As unidades Centro de Saúde Oswaldo Cruz e o PAM de São Cristóvão também realizaram ações informativas durante o Outubro Rosa com palestras de conscientização, orientações gerais à população, importância da prevenção e do autoexame, além de fornecimento de pedidos para exames de mamografia.

Como se sabe, o câncer de mama é doença muito comum e uma pesquisa realizada este ano pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que podem surgir 1,2 milhão de novos casos entre 2018 e 2019. Só neste ano, a estimativa é que surjam 582 mil novos casos, sendo 300 mil em homens e 282 mil em mulheres.

O estudo indicou ainda que a cada 10 casos, três estão relacionados ao estilo de vida que as pessoas levam. Contribuem para o surgimento da doença hábitos como tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, obesidade e exposição excessiva ao sol.

Importante lembrar que o tratamento é feito com auxílio médico, requer exames laboratoriais ou de imagem para o diagnóstico. Os sintomas do câncer de mama incluem nódulo na mama, na região embaixo dos braços ou no pescoço; secreção espontânea de líquido pelo mamilo e mudanças na forma ou textura do mamilo ou da mama. O tratamento depende da fase do câncer e pode envolver quimioterapia, radioterapia e/ou cirurgia.

Tumores de maior incidência

Além do câncer de pele não melanoma, que lidera com a maior incidência entre mulheres e homens, os 10 tipos mais comuns da doença são: próstata, mama, intestino, pulmão, estômago, colo do útero, cavidade oral, sistema nervoso central, leucemia e esôfago.

Nas mulheres são mais comuns o câncer de mama, intestino, colo do útero, pulmão, glândula tireóide. Nos homens, a maior incidência são os tipos próstata, pulmão, intestino, estômago e cavidade oral.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.