Estão abertas as inscrições para a “II Oficina de Zeladoria de Patrimônio Cultural”, em Cabo Frio

Atividade vai acontecer no dia 6 de fevereiro, e a proposta é construir a paleta de cores do Charitas

Estão abertas as inscrições para a “II Oficina de Zeladoria de Patrimônio Cultural”, uma iniciativa da Prefeitura de Cabo Frio, por meio do Instituto Municipal do Patrimônio Cultural (Imupac), em parceria com o Estúdio Sarasá. O período de inscrição vai de 30 de janeiro a 3 de fevereiro. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail: imupac@cabofrio.rj.gov.br.

A oficina vai acontecer no dia 6 de fevereiro, em dois momentos, das 8h30 às 12h, no auditório da Prefeitura, e das 13h30 às 18h, no corredor lateral da Casa de Cultura José de Dome, o Charitas. A coordenação dos trabalhos será de Antônio Luís Ramos Sarasá, diretor do Estúdio Sarasá, empresa especializada em conservação e restauração do Patrimônio Histórico Cultural, atuante nas áreas de consultoria, projetos, intervenções de conservação e restauro, zeladoria e pesquisa e responsável pela restauração e obras emergenciais do próprio Charitas e também pelo restauro do Palácio das Águias.

A proposta, segundo Antônio Sarasá, é construir a paleta de cores do Charitas, durante a oficina, buscando os tons utilizados nas épocas em que o prédio foi construído.

“Essa será uma oficina voltada para as pessoas apaixonadas pelo patrimônio cultural brasileiro. Vamos abordar a pintura a cal, quais as colorações a partir de pigmentos, construindo a paleta de cores que vão dar o tom das paredes, portas e janelas do prédio. Além disso, vamos montar um catálogo com todas as cores, com a formulação de cada uma”, explica Sarasá.

Os temas abordados na oficina serão: “O olhar e a prática da Zeladoria”; “Contexto histórico-cultural acerca das técnicas e dos materiais”; “Experimentos com os pigmentos e a Cal: a construção da paleta de Cabo Frio”; “O Charitas e suas cores”.

O diretor do Imupac, Wilson Miranda Junior, destaca a importância de eventos como este para a cultura e o patrimônio do município.

“Esta oficina vai abranger temas importantes sobre o restauro do patrimônio histórico cultural. Além disso, a proposta de construção da paleta de cores do Charitas levará a todos para uma viagem ao passado, em que os participantes verão como eram feitas as tintas, a base de cal e como eram pigmentadas. A construção de um catálogo é algo inédito e muito importante, para a manutenção do nosso patrimônio histórico cultural”, finalizou.