Estudantes da Escola Municipal Alfredo Castro participam de ação pela Semana do Consumidor

Após palestra inaugural do projeto “Procon na Escola”, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental foram “fiscais por um dia” em visita a hipermercado

A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (Seme) e o Procon iniciaram, na última sexta-feira (17), uma parceria por meio do projeto “Procon na Escola”, implantado a partir da realização de uma palestra para 60 alunos e professores de turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, no auditório da Escola Municipal Alfredo Castro, no Jardim Excelsior. A atividade fez parte da programação da Semana do Consumidor no município.

A palestra foi ministrada pela secretária-adjunta de Defesa do Consumidor, Cláudia Tavares; pelo advogado do Procon, Guilherme Calixto, e pelo advogado e vereador Thiago Vasconcellos. Entre os temas retratados estiveram o trabalho feito pelo Procon; os direitos dos consumidores; aspectos da legislação; e os princípios da educação financeira.

Após a exposição, dez estudantes foram selecionados para participar de uma ação de fiscalização em um hipermercado próximo à escola, juntamente com a equipe do Procon; com a professora orientadora educacional Caroline Vasconcellos, da Gerência de Anos Finais da Coordenadoria de Orientação Educacional da Secretaria de Educação; e com a coordenadora de Formação Continuada da Seme, Débora Ribeiro. A atividade também foi acompanhada pelo gerente-geral do estabelecimento, Lúcio Sousa, que ofereceu um lanche aos jovens ao fim da fiscalização.

“A atividade, com finalidade educativa, foi bastante proveitosa. Os alunos puderam vivenciar na prática uma fiscalização de rotina e receberam informações importantes sobre a legislação consumerista”, destacou a professora orientadora educacional Caroline Vasconcellos.

A secretária-adjunta de Defesa do Consumidor, Cláudia Tavares, destacou que, entre as atividades exercidas pelo Procon, está a formação de consumidores mais conscientes e sustentáveis. Segundo ela, o objetivo da ação é fazer com que as crianças e adolescentes consigam identificar as situações que interferem nos direitos consumeristas e envolvam suas famílias nesse processo de conhecimento e empoderamento.

“Nós apresentamos conceitos como relação de consumo, quais são os direitos básicos do consumidor, utilizando meios que prendam a atenção dos alunos, por meio de uma palestra e uma oficina prática, que neste evento, foi uma fiscalização educativa em um supermercado local. Na oportunidade, também divulgamos nossos canais de comunicação para denúncias para que eles repassem aquelas informações obtidas aos seus pais”, concluiu.

Com o estabelecimento da parceria entre a Secretaria de Educação e o Procon, a previsão é que, brevemente, sejam realizadas atividades de conscientização em outras escolas da rede municipal de ensino.