Governo Presente e Cras na Praça se unem para levar diversos serviços gratuitos para a população de Cabo Frio

A programação será neste sábado (6), no Condomínio Monte Carlo, no Jardim Esperança, das 9h às 12h

A Prefeitura de Cabo Frio vai levar uma gama de serviços gratuitos para a Escola Municipal Profº. José Francisco da Silveira Júnior, no Condomínio Monte Carlo, no Jardim Esperança, neste sábado (6), das 9h às 12h. Pela primeira vez, as secretarias de Governo e Assistência Social vão unir dois eventos de sucesso, o Governo Presente e o Cras na Praça, respectivamente, em um só lugar aumentando ainda mais a quantidade de atividades e ações socioculturais.

Já estão confirmados os serviços de alistamento e emissão de documentos; corte de cabelos; balcão de empregos municipal; emissão de currículos; trancistas; Banco Afro de Oportunidades – com consultoria individualizada para elaboração de planos de ação no intuito de auxiliar empreendedores afro no início de seus negócios, inclusive distribuição de bolsas esportivas e cursos variados. A Auto Viação Salineira, em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana, irá emitir o Cartão Dignidade, mas é preciso que o morador leve o valor de, no mínimo, R$20 para primeira recarga.

O evento contará com uma Batalha de TikTok para crianças de 6 a 12 anos – uma competição que desafia os participantes a mostrarem sua criatividade e talento, elas irão dançar as trends do momento da plataforma com direito a premiação de 1° lugar.

A Secretaria de Saúde vai levar serviços de aferição de pressão e glicose; agendamento de exame de preventivo; testes rápidos (Hepatites B e C, HIV e Sífilis); atualização do calendário de vacinas para crianças e adultos, Covid e influenza; e aplicação de flúor.

A população também terá à disposição os seguintes serviços: orientação sobre o PEP e PrEP; requalificação de registro de nascimento LGBTI+; orientação para registro de casamento LGBTI+ e a inclusão do nome social no RG ou CNH de pessoas Trans e Travestis; encaminhamento para suporte jurídico e psicológico LGBTI+ e vítimas de discriminação racial; além de orientação de prevenção de doenças que afetam a população negra.

A Superintendência de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência vai disponibilizar orientação para solicitação dos cartões Ciptea e de estacionamento; orientação para solicitação de cadeira de rodas e tecnologia assistivas; assessoria e acompanhamento de processos na rede pública à pessoa com deficiência; e solicitação do Cartão Vale Social.

O setor de Sub -registro vai oferecer solicitação de segunda via de certidão de óbito, nascimento e casamento. A Patrulha da Maria da Penha vai divulgar os serviços da equipe, promover o trabalho de conscientização, escuta ativa e auxílio para casos de violência doméstica.

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e a Superintendência dos Direitos da Mulher (SUDIM) estarão com orientação social, encaminhamentos para a rede de enfrentamento de violência e para atendimento nos CEAMs. O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ofertará orientações do Cadastro Único e atendimento social. O Programa Acessuas Trabalho Trabalho atenderá com orientações referente ao mercado de trabalho. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) irá realizar o agendamento para 2ª via de Registro Geral (RG).

Essa ação é promovida pela Secretaria de Governo, por meio da Superintendência LGBTI+, Superintendência da Juventude e da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, e pela Secretaria de Assistência Social, com apoio das secretarias de Saúde, Segurança Pública e Direitos Humanos e parceiros externos oriundos da iniciativa privada.