Guarda Civil Municipal de Cabo Frio inicia nova rodada de capacitação

Objetivo é atualizar os agentes e melhorar cada vez mais o atendimento à população

A Guarda Civil Municipal de Cabo Frio participou, durante esta semana, da segunda etapa do Seminário de Educação em Direitos Humanos. O objetivo, segundo a secretária de Direitos Humanos e Segurança, Aglaia Olegário, é promover a capacitação da corporação, de forma a prestar um atendimento cada vez melhor para a população.

No seminário, os agentes recebem novos conhecimentos sobre diversos segmentos da população, como a comunidade LGBTI+, as mulheres e as pessoas com deficiência. A ação faz parte de uma programação iniciada em julho, com a capacitação e sensibilização da corporação em Tamoios. A segunda rodada aconteceu nesta segunda-feira (9) para os guardas do distrito sede.

Segundo Aglaia, a equipe da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança desenvolveu um planejamento em parceria com a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Governo, através da Superintendência dos Direitos da Mulher, da Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, e da Superintendência LGBTI+.

“Esta capacitação faz parte de um projeto maior, que terá várias ações. Vimos a necessidade de capacitação dos agentes com atividades em conjunto com outros setores da Prefeitura, porque as pastas têm como objetivo a garantia dos direitos humanos, seja da mulher, da pessoa com deficiência ou da população LGBTI+, e a Guarda Civil tem como dever assegurar esses direitos” explicou a secretária.

O primeiro dia de capacitação no distrito sede aconteceu nas dependências da Guarda Civil Municipal, no bairro São Cristóvão. Participaram o superintendente LGBTI+, Pedro Rosa; a superintendente da Pessoa com Deficiência, Idalina Araújo; a superintendente dos Direitos da Mulher, Tânia Lopes; a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, Ludmila Roque, e a secretária adjunta de Direitos Humanos, Carla Rodrigues.

“Os guardas lidam diariamente com todos os tipos de situação, e precisam estar preparados para atender os cidadãos da melhor maneira possível”, afirmou Carla.

Durante o seminário, foram abordadas leis específicas que regem cada pasta, além de temas atuais como a Lei Maria da Penha, violência doméstica, discriminação de gêneros, cartão de estacionamento para a pessoa com deficiência, e ainda orientações sobre a forma de tratamento e abordagem aos cidadãos.

NOVA SEDE PARA O SETOR DE DIREITOS HUMANOS

Durante a segunda etapa do seminário, foi feito o anúncio da mudança da sede da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos para a base da Guarda Municipal, em São Cristóvão. A inauguração será nesta quinta-feira (12), Dia Nacional dos Direitos Humanos, na Rua Governador Valadares, 326.