Hemolagos precisa de doação de sangue de todos os tipos

O Hemolagos, em Cabo Frio, que atende aos nove municípios da Baixada Litorânea, está com estoque em baixa e precisa de doação de sangue de todos os tipos. As tipagens mais utilizadas pelo centro, que abastece cerca de 25 unidades da região, são A e O positivo. Contudo, a maior necessidade, atualmente, é de material do tipo O negativo, o chamado coringa, uma vez que serve para todas as pessoas. Com a proximidade do feriado da Semana Santa, a queda no número de bolsas de sangue preocupa.


SAIBA MAIS

Cabo Frio tem proposta aprovada na 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde

Prefeitura apresenta Planejamento da Saúde para Tamoios

Cabo Frio já oferece consultas de radioterapia na cidade

“Mais importante do que qualquer campanha que a gente faça é a conscientização da sociedade de que é preciso fazer das doações um hábito. As campanhas são importantes, claro, mas resolvem situações de momento. As doações regulares fazem com que o estoque seja mantido num nível seguro para atendermos tanto demandas de rotina quanto acidentes ou maior volume de pessoas na cidade”, explicou Marcelo Paes, diretor da unidade.


Esta semana, uma campanha para o show da dupla sertaneja Simone e Simaria alavancou as doações, já que quem doasse receberia um ingresso para a apresentação das cantoras, que acontece no próximo dia 30 no Espaço de Eventos de Cabo Frio. Segundo o diretor, para manter o estoque num nível seguro seriam necessárias 18 doações por dia, que totalizariam 540 bolsas por mês.

Ele explica ainda que qualquer pessoa pode doar, desde que atenda a alguns requisitos básicos, como idade entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos só podem doar na presença de pais ou responsáveis. O doador deve apresentar um documento oficial com foto, estar bem alimentado e possuir boas condições de saúde.

Além disso, não pode ter sido submetido à cirurgia recente, nem feito endoscopia ou tatuagem ou piercing há menos de seis meses em locais que tenham liberação da Vigilância Sanitária. Em espaços que não tem permissão do órgão de saúde para funcionar nas situações descritas anteriormente, a pessoa deve esperar um ano para doar sangue.

Quem pode doar, como e onde


De acordo com a direção do Hemolagos, os homens podem doar sangue a cada 60 dias, no máximo quatro vezes por ano. Já as mulheres, a cada 90 dias, até três vezes ao ano. Em uma doação, são retirados de 450 a 500 mililitros de sangue, de acordo com o peso da pessoa. Esta quantidade um organismo saudável repõe em, no máximo, 15 horas.

O Hemolagos atende as cidades de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Araruama, Iguaba Grande, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. a unidade está localizada na Rua Barão do Rio Branco, 88, no bairro Paisagem. Mais informações pelo telefone (22) 2644-5076.


Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.