Praça Porto Rocha ganha novo busto de escritor

A 28ª Semana Teixeira e Sousa de Literatura está só começando, mas atração é o que não falta. Até o próximo dia 28 acontecerão atividades para todos os públicos, com muita música, poesia, literatura e passeio ciclístico. A programação acontece o dia todo, e nesta quinta-feira (22) começa às 10h30 com o varal de poesia na Praça Porto Rocha, e terminando à noite, com a chegada do Bike Night Cultural, também na Praça.


SAIBA MAIS


A abertura oficial aconteceu na manhã nesta quarta-feira (21) com a cerimônia de reinstalação do busto de Teixeira e Sousa, na Praça Porto Rocha. Marcaram presença membros da Secretaria de Cultura, da Prolagos, do Movimento Negro de Cabo Frio, escritores, artistas locais e representantes do Poder Legislativo. Originalmente confeccionado em 1988 pelo artista plástico Rudnei Queiroz (o mesmo que fez a nova escultura), o busto de Teixeira e Sousa foi roubado da praça em 2016.


O secretário de Cultura, Ricardo Machado, agradeceu a presença de todos: “Só tenho a agradecer pela presença e pelo empenho de todos. Sem vocês esse momento não teria acontecido. É muito importante resgatar a história e a literatura do primeiro romancista brasileiro”, conta ele.


O presidente da Prolagos, Carlos Roma Júnior, destacou a força das parcerias público-privadas: “Esse momento representa a reinserção da literatura em Cabo Frio através da obra de Teixeira e Sousa. E isso só foi possível porque juntamos forças para devolver o busto à cidade. Temos que enaltecer as parcerias que tanto ajudam e trazem benefícios”, destaca ele. Através de parceria com a Prefeitura, a Prolagos patrocinou a confecção do novo busto.


A Semana Teixeira e Sousa foi criada por meio da Lei Municipal nº 1106/1991 passando a fazer parte do calendário oficial do município de Cabo Frio, e em 06 de julho de 2012 passou a constar também do calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro através da Lei Estadual nº 6290/2012. A Semana foi criada para homenagear o escritor cabo-friense Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa (1812-1861), considerado o primeiro romancista brasileiro, autor do livro O Filho do Pescador, de 1843.

Confira a programação desta terça-feira:


22/03 – Praça Porto Rocha, 10h30 – Varal de Poesias com a participação de estudantes da Rede Pública de Ensino


22/03 – Solar dos Massa, 15h – Tarde Literária (encontro com os escritores Luciana Branco e Paulo Orlando)


22/03 – Charitas, 19h – Noite de autógrafos e lançamento dos livros “Fiel” e “Efetivo Variável”, do escritor Jessé Andarilho, e mesa redonda com o tema “Juventude negra e o novo recado da literatura brasileira”, com a participação da também escritora Ana Lisboa


22/03 – Praça Porto Rocha, 19h – 2ª edição do projeto Notáveis na Música, com a participação dos artistas Jorge Villas, Vinicius Santa Rosa, Juliana Feliciano, Osvaldo Guimarães, Rafael Sena, Zarinho Mureb, Rodrigo Félix, Tadeu Uchoa, André Guimarães


22/03 – Praça Porto Rocha, 20h – Chegada do Pedal Cultural Cabo Frio (Bike Night, com saída da Expedicionário da Pátria, em São Cristóvão) e performance de Teixeira e Sousa com o artista Carlos Antônio de Oliveira


Últimas Notícias

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.