Horto Municipal está aberto para visitação de alunos

Reaberto em setembro do ano passado após inúmeras intervenções estruturais, o Horto Municipal de Cabo Frio vem cumprindo a missão de ser um ambiente de lazer e de resgate das ações de educação ecológica. O local, que já sediou várias exposições e feiras ao longo dos meses, agora está recebendo visitas guiadas de alunos da rede pública e privada da cidade. A Escola Municipal Renato Azevedo e a Escola Canto dos Pássaros, por exemplo, já marcaram presença no espaço.

SAIBA MAIS:

Nas visitações os alunos têm contato com as atividades desenvolvidas no local como plantio de mudas, conhecimento sobre processo de compostagem através de minhocário, apresentação de plantas nativas e da restinga, além do contato direto com a terra. Os alunos também têm contato com o pomar, que já tem mais de 20 mudas frutíferas plantadas.

Uma das ações em destaque é a oficina de compostagem. “O processo de compostagem é a transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico. Na oficina, os alunos aprendem sobre o processo, mostrando a importância da preservação do meio ambiente em ações de reciclagem”, explicou uma das coordenadoras do Horto Municipal, Flávia Quinhõnes.

O projeto da oficina de compostagem foi iniciado em janeiro deste ano através de parceria com o técnico Diego Dias Araújo. Os resíduos orgânicos, que seriam destinados para aterros sanitários, são coletados de restaurantes e residências do município. O adubo produzido através dos resíduos é utilizado no próprio horto. Cerca de uma tonelada de materiais orgânicos já foi recolhido e transformado em produto de fertilização.

Escolas interessadas em realizar as visitas devem procurar o Horto Municipal de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Ele fica na Avenida Henrique Terra, s/n°, no bairro Portinho.