Hospital da Mulher de Cabo Frio mantém título de “Amigo da Criança”

Título foi conferido na última semana pela equipe avaliadora do Ministério da Saúde

O Hospital da Mulher, em Cabo Frio, foi considerado, mais uma vez, como “Amigo da Criança”. A unidade recebeu a visita técnica da equipe de avaliadores do Ministério da Saúde, para o processo de renovação do credenciamento do título. O hospital recebeu a primeira certificação em 2003, após o cumprimento dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno. A avaliação ocorre presencialmente, a cada três anos, para a renovação, ou não, do título, após comprovação do cumprimento das exigências da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).

Durante a visita, a equipe acompanhou os procedimentos, vistoriou as instalações e entrevistou colaboradores e pacientes na unidade. A equipe foi composta por três avaliadoras da Iniciativa do Hospital Amigo da Criança, credenciadas pelo Ministério da Saúde. As técnicas Renata Kauffman (AM/SES-RJ), Abilene Gouveia (UPE) e Jandyra Thereza de Souza (Pediatra/AM) reavaliaram a unidade em todos os critérios propostos. No estado do Rio de Janeiro, apenas 17 maternidades possuem essa certificação, que representa um selo de qualidade e respeito ao processo de nascimento e estímulo ao aleitamento materno, evitando assim, o desmame precoce.

Entre os destaques pontuados pela equipe avaliadora, estiveram o respeito da instituição em relação às políticas de humanização, como a presença de um acompanhante durante todo o período de pré-parto; parto e pós-parto, bem como o contato pele a pele imediato entre mãe e bebê, logo após o parto.

“É uma imensa alegria termos a renovação do Hospital da Mulher como unidade que é amiga da criança. Todo o esforço, cumprimento dos passos e o fortalecimento da humanização geram um impacto direto muito grande no combate à mortalidade infantil e também na saúde da população em geral. O reconhecimento é resultado do trabalho contínuo da equipe multiprofissional da unidade, que implantou e mantém as normas e procedimentos estabelecidos pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC)”, disse a médica neonatologista do Hospital da Mulher e coordenadora da IHAC, Maria Rosalice Oliveira de Almeida.

O Título “Amigo da Criança”

O título de “Hospital Amigo da Criança” é um reconhecimento concedido aos hospitais que promovem, protegem e apoiam o aleitamento materno e também cumprem os critérios do “Cuidado Amigo da Mãe” (humanização do parto e nascimento), da “Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes” (NBCAL) e da “Permanência do Pai e da Mãe”, durante o tempo de internação do recém-nascido.

A certificação Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada pela Organização Mundial da Saúde e pelo Unicef, com o objetivo de mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. A IHAC soma-se aos esforços do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno, coordenado pelo Ministério da Saúde.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.