Iniciativa é realizada em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)
Após um período de treinamento, os jovens selecionados pelo Programa Cidadão em Construção começaram nesta terça-feira (31) a trabalhar na Prefeitura de Cabo Frio. Eles se apresentaram nos setores onde terão a primeira experiência profissional. Foram selecionados 100 jovens de Cabo Frio, com idade entre 14 e 18 anos e seis meses (completados até 10 de abril deste ano), para esta primeira fase do programa.
O Cidadão em Construção conta com o convênio entre a Prefeitura e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e o objetivo é oferecer a oportunidade do primeiro emprego a jovens cabo-frienses em situação de vulnerabilidade social. Todos vão trabalhar em meio expediente, das 8h às 12h ou das 13h às 17h, sempre no período em que não estão na escola. Cada adolescente terá um monitor que vai auxiliar e supervisionar o jovem no trabalho.
Para a secretária municipal da Criança e Adolescente, Betânia Batista, o objetivo do programa é possibilitar o ingresso dos jovens no mercado de trabalho contribuindo para a diminuição da evasão escolar.
“É com orgulho e muita alegria que finalmente iniciamos o Projeto “Cidadão em Construção” no município de Cabo Frio. Os jovens selecionados participaram da capacitação ministrada pelo CIEE e estão se apresentando nos locais designados. Minha expectativa é que este projeto deixe um legado positivo na vida desses jovens, possibilitando a sua inclusão no mercado de trabalho e contribuindo para a diminuição da evasão escolar e estimulando-os a desenvolverem sua autonomia e cidadania”, afirma a secretária.
Logo pela manhã, Rian Pereira Renoso compareceu na Secretaria Municipal da Criança e Adolescente, onde vai trabalhar pelos próximos meses. “Essa é uma chance muito importante, uma porta que se abre para a juventude”, afirma.
Assim como Rian, Pedro Lucas da Silva e Samara Lourenço, que vão trabalhar no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Tamoios, também se mostraram animados.
“O treinamento que recebemos no CIEE foi muito bom. Aprendemos muitas coisas como noções de atendimento ao público, que para mim foi ótimo, porque quero melhorar minha capacidade de interagir socialmente e acho que vou conseguir desenvolver bem isso aqui no CRAS”, afirma Pedro Lucas, que tem 18 anos, que mora em Tamoios.
Já para Samara Lourenço, de 16 anos, moradora do bairro Maria Joaquina, o Programa Cidadão em Construção deu a ela a chance do primeiro emprego.
“Este é o meu primeiro emprego registrado e estou muito animada. Começar a trabalhar em um órgão público vai ser muito enriquecedor para a minha vida, ainda mais porque quero cursar a faculdade de Direito e prestar concurso”, conta Samara.
Na Secretaria Municipal de Educação, os jovens vão trabalhar na recepção, nos setores de Recursos Humanos, Processos, no Gabinete e na Superintendência Pedagógica. Nove adolescentes vão trabalhar na Secretaria, e já foram ambientados nos setores onde vão atuar.
Ana Carolina Barroso, 16 anos, moradora da Vila do Ar, está muito feliz com a oportunidade. “Além de estudar, estou podendo trabalhar, aprender e ao mesmo tempo ajudar a minha família”, contou.
Na Secretaria Municipal da Melhor Idade, os jovens aprendizes foram recepcionados pela responsável da pasta, Delamar Sant’Anna e toda a equipe com bolo e doces. Eles foram apresentados a todos os setores da subprefeitura do Braga.
Já João Vitor da Silva, 15 anos, morador do Jacaré, acredita que a experiência vai ser muito importante para a vida profissional dele. “Fomos muito bem recepcionados e, com certeza, essa experiência será muito valiosa para todos nos”, finaliza.