Ministério da Cultura inclui Cabo Frio no programa Rio de Janeiro a Janeiro

A partir de agora o projeto Cultura do Amanhã integra, oficialmente, a lista de eventos que vão integrar o programa Rio de Janeiro a Janeiro, do Ministério da Cultura. O anúncio foi feito pelo ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, em solenidade no Museu de Arte do Rio (MAR), na última sexta-feira (2).

SAIBA MAIS

Biblioteca Municipal realiza curso de Automaquiagem em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Coordenadoria celebra o Dia da Mulher com série de palestras

O projeto Cultura do Amanhã é uma parceria entre a Fábrica de Música e a Secretaria de Cultura de Cabo Frio. Ele acontece sempre no mês de janeiro com eventos culturais, que têm como objetivo estimular a geração de emprego e renda, além da inclusão a partir da economia criativa, impulsionando o desenvolvimento da cidade.

Durante o anúncio, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, informou que os 617 projetos selecionados poderão captar recursos por meio das leis municipais, estaduais e federais de incentivo.

Segundo o Ministério da Cultura, ao avaliar os eventos, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) levou em consideração o potencial de impacto no turismo, na geração de renda e emprego, na atração de investimento e na inclusão social e o potencial de expansão e de continuidade.

O programa Rio de Janeiro a Janeiro visa contribuir para a revitalização econômica do estado por meio do apoio à realização de eventos capazes de atrair investimentos e turistas. Segundo estudo da FGV, um incremento de 20% no fluxo de turistas tem um impacto de R$ 6,1 bilhões na economia do estado e gera ao menos 170 mil novos empregos. O Governo Federal vai investir R$ 150 milhões nos eventos selecionados, por meio de patrocínios de empresas estatais e das leis federais de Incentivo.

O impacto cultural, social e econômico de todos os eventos do programa Rio de Janeiro a Janeiro será mensurado pela FGV, que vai acompanhar o desenvolvimento dos projetos, com relatórios trimestrais e uma avaliação final.