Mobilidade Urbana apresenta Manual Técnico de Calçadas do Programa Cabo Frio Acessível

Regras e padronizações do espaço para a passagem de pedestres foram apresentadas para integrantes do secretariado municipal e comitiva da Firjan

Um importante passo para tornar Cabo Frio uma cidade mais segura e acessível, proporcionando maior qualidade de vida para a população, foi dado nesta quarta-feira (29), com a apresentação do Manual Técnico de Calçadas, pela equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, no gabinete do prefeito José Bonifácio.

O documento de 78 páginas foi elaborado em conjunto com as secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Urbano; Meio Ambiente e Saneamento; Obras e Serviços Públicos; Fazenda; Educação; Assistência Social; Melhor Idade; Cultura; Secretaria Adjunta de Comunicação e Procuradoria-Geral, e representantes de Associações e Conselhos, como a Associação Cabo-friense de Deficientes Físicos (Adecaf); o Centro de Inclusão de Deficientes Visuais da Região dos Lagos (CISDV- Lagos); o Conselho Municipal de Transportes (Comut); o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comud-PCD) e o Conselho Municipal do Plano Diretor (Consepla).

Nele constam conceitos, regras, padronizações e orientações para o espaço destinado à passagem de pedestres e instalação de mobiliário urbano, arborização, sinalização e acessibilidade urbana. A elaboração do Manual Técnico de Calçadas segue as diretrizes do Plano Municipal de Mobilidade Urbana e das alterações propostas para o novo Plano Diretor e o Código de Obras.

Na reunião, os técnicos da Secretaria Mobilidade Urbana apresentaram os detalhes do Manual Técnico de Calçadas para os titulares de diversas secretarias municipais e para uma comitiva da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), incluindo o presidente da representação regional Firjan Leste Fluminense, Ricardo Guadagnin. A Firjan é parceira do município dentro do Programa “Cabo Frio Acessível”.

O secretário de Mobilidade Urbana, Jefferson Buitrago, afirmou que o Manual Técnica de Calçadas é um instrumento que visa a proporcionar um meio de convivência urbana de maior qualidade, para que as pessoas possam se deslocar com mais segurança e comodidade. Para ele, a normatização do espaço urbano é um legado para cidade.

“Esse Manual Técnico de Calçadas é de grande importância. Precisamos deixar os parâmetros para que a gente possa ter uma cidade em melhores condições de acessibilidade, em curto, médio e longo prazos. As pessoas estão vivendo mais, a cidade teve um aumento no número de pessoas. Se a gente quer ter um turismo de qualidade, a gente precisa ter uma cidade acessível. Então é uma coisa que atende não apenas à população, mas às pessoas que nos visitam”, afirma o secretário.

A apresentação do Manual é mais uma etapa de um processo dentro do Programa “Cabo Frio Acessível”, que já contou com encontros de vivência, em que os participantes simularam as dificuldades de pessoas com deficiência em transitar pela cidade. O próximo passo é a apresentação do Manual Técnico de Calçadas para o Poder Legislativo e a sociedade civil, em data a ser divulgada.