Monumento ao Pescador é reinaugurado no Canal Itajuru, em Cabo Frio

Escultura em bronze ganhou um novo local para marcar o início da revitalização do espaço

“…À esquerda um pescador afoito, na lagoa que parece um rio…”. O trecho do Hino de Cabo Frio, escrito pelo poeta Victorino Carriço, cita o símbolo histórico e cultural da cidade na figura do pescador, que ganhou da Prefeitura cabo-friense uma homenagem nesta terça-feira (29). A data celebrou o Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores, na tradição da Igreja Católica.

Na cerimônia, a escultura, que antes ficava em frente à subida do Morro da Guia, foi transferida para as margens do Canal, na Rua Jonas Garcia, com nova estrutura de apoio e iluminação. Também fizeram parte do cenário barracas de artesanato, exposição de esculturas em madeira e sucata, além de pinturas.

A solenidade foi aberta pelo violinista Fabrício Martins, pouco antes da apresentação do músico Jorge Villas, que tocou o Hino de Cabo Frio e músicas históricas em homenagem aos pescadores, como “O bem do mar”, de Dorival Caymmi.

Em meio aos fogos de artifício, também houve uma procissão lacustre com pescadores que carregavam uma estátua de São Pedro. Eles se uniram ao padre Marcelo Chelles, da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, e ao prefeito José Bonifácio, que conduziram a imagem do santo católico até o Monumento ao Pescador.

“Cabo Frio deve tudo aos pescadores nativos da cidade. É uma alegria muito grande poder colocar a escultura aqui. Vai ser um espaço comunitário e turístico para iniciar a revitalização que faremos, retornando com a feira de artesanato que marcou história no local. Não é uma inauguração, é apenas uma valorização do pescador que tanto precisa ser engrandecido”, disse José Bonifácio.

Na solenidade, que contou com a presença de diversas autoridades municipais e pescadores da cidade, estiveram presentes membros da Colônia de Pescadores de Cabo Frio, entre eles, o presidente da Colônia Z-4 e vereador da cidade, Alexandre da Colônia, que em seu discurso relembrou o passado e comemorou a homenagem realizada pelo governo.

“O dia de hoje é de gratidão. Vejo nesta homenagem o mestre Aprígio, pescador que ajudou muitas famílias no passado cabo-friense. Quero parabenizar o prefeito José Bonifácio que tem escutado as demandas da nossa classe, que é a segunda maior empregadora do município. Parabéns a todos e viva São Pedro”, festejou o membro do legislativo cabo-friense.

O Monumento ao Pescador foi construído em 1982, ainda no primeiro governo do prefeito José Bonifácio, para comemorar a duplicação da Ponte Feliciano Sodré, entregue em outubro daquele ano. A reinstalação da escultura em bronze com 1,60m de altura custou R$ 8 mil em recursos próprios da Prefeitura.

Após a cerimônia, foi realizada uma missa especial na capela de São Pedro, na Gamboa. No domingo (4), haverá missas em celebração da liturgia da solenidade de São Pedro e São Paulo na igreja de Nossa Senhora da Assunção, no Centro. Para assistir de forma presencial é necessário retirar os convites no site http://www.pnsassuncao.org.br/.

Últimas Notícias

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.