Uma equipe da Superintendência de Pesca de Cabo Frio participou, nesta sexta-feira (2), de uma reunião com representantes do Projeto Ardentia, pescadores e autoridades do segmento de diversos municípios da região. Na pauta, além da prestação de contas do projeto, detalhes da organização do Fórum Regional de Pesca Artesanal, que acontece ainda este mês.
Na reunião, Cabo Frio foi agraciada com benefícios para as comunidades pesqueiras da cidade. No Distrito de Tamoios, está sendo construída a rampa do estaleiro dos barcos. Já na Praia do Siqueira, o posto de pesagem de camarão está sendo reformado. O posto receberá, ainda, uma balança digital. No Peró, foram doadas cinco bicicletas de carga para os pescadores que participaram das reuniões promovidas pelo Projeto Ardentia.
SAIBA MAIS:
Já na Colônia de Pescadores Z-4, que fica no centro da cidade, serão realizados pela Marinha do Brasil dois cursos de capacitação para formação de aquaviários. Além disso, foram comprados equipamentos para a sala de aula que receberá estes cursos, tais como projetor, notebook e cadeiras universitárias.
Projeto Ardentia
O Projeto Ardentia é uma ação de Extensão Participativa da Pesca Artesanal na Costa do Sol, promovido pelo Programa de Engenharia de Produção por meio do LABFUZZY/COPPE/UFRJ, com patrocínio da Petrobras. O projeto é desenvolvido em parceria com as Colônias de Pescadores dos municípios da região e tem, como principal objetivo, recuperar a pesca artesanal, promovendo o equilíbrio entre as demandas de desenvolvimento econômico e de proteção socioecológica dos ecossistemas costeiros e marinhos, oferecendo condições para que haja uma gestão sustentável do litoral, desenvolvendo a pesca artesanal como atividade econômica importante para os trabalhadores envolvidos, mas também com a preocupação com a preservação do meio ambiente local.
Em seu desenvolvimento, o projeto promove capacitação dos pescadores e demais profissionais envolvidos no processo da pesca artesanal nos municípios, além de organizar eventos como o II Seminário Nacional de Gestão Sustentável de Ecossistemas Aquáticos (II GSEA), realizado em Cabo Frio, em setembro do ano passado.