O Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart) abre, nesta quinta-feira (22), a partir das 19h, a exposição fotográfica “Viva Santos Reis”, que retrata a Folia de Reis na Região Sudeste. A mostra vai reunir 45 fotos de quatro profissionais que registraram essa manifestação cultural religiosa em três estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A entrada é gratuita.
SAIBA MAIS:
28ª Semana Teixeira e Sousa será oficialmente aberta nesta quarta
Pedal Cultural vai animar a Semana Teixeira e Sousa
Projeto Notáveis da Música vai movimentar a Praça Porto Rocha
O pesquisador e curador da exposição, Daniel Arrebola, explica que terão 15 fotos dele na mostra e as outras 30 são de três fotógrafos parceiros: Mauro Rodrigues e Nane Camargo, que fizeram o registro em Minas Gerais, e Andrea Silva que fotografou em São Paulo.
Além de fotos, a exposição traz peças de Folia de Reis, como máscaras, roupas, chapéus, bandeiras, instrumentos e outros objetos. Essa é a primeira vez da exposição em Cabo Frio. O Mart também irá exibir o acervo que possui sobre a manifestação cultural.
“Queremos convidar os moradores de Cabo Frio para conhecer as diferentes folias de reis da Região Sudeste, observando o tanto que o folclore brasileiro é rico e diverso e, também, poder perceber como é bonita a devoção popular aos Santos Reis por trás dessas tradições”, convidou Daniel.
A Folia de Reis é uma manifestação de origem portuguesa e foi introduzida no Brasil no século XVI. É uma festa acontece no dia 06 de janeiro e que marca a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus após seu nascimento, em 25 de dezembro.
De acordo com a história, os reis (Baltazar, Gaspar e Belquior) chegaram até Jesus Cristo guiado por uma estrela, e ao encontrar o menino presentearam-no com mirra, incenso e ouro. Em homenagem a esta passagem bíblica, surgiu a Folia de Reis. Durante os festejos, grupos compostos por músicos caminham pelas ruas da cidade, com trajes, e levam alegria e bênçãos do menino Jesus a todas as pessoas que os recebem.