Fim de semana será recheado de atividades da Semana Teixeira e Sousa

O fim de semana está repleto de atividades da 28ª Semana Teixeira e Sousa. As atividades acontecem ao longo dos dias, em locais variados da cidade. Tem atividade no Charitas, no Solar dos Massa, na sub-sede da Biblioteca Walter Nogueira, em São Cristóvão e na Fazenda Campos Novos, em Tamoios. E uma super novidade vai movimentar o sábado (24): a apresentação da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (ALACAF), que foi criada com o intuito de resgatar a história e aumentar a representatividade da literatura e das artes em geral em Cabo Frio.

Mart promove mais uma edição da Feira Agroecológica

Praça Porto Rocha ganha novo busto de escritor

Cultura promove aula passeio com alunos do Tangará

A programação foi oficialmente aberta na última quarta-feira (21) com reinstalação do busto do escritor na praça Porto Rocha, e segue até o dia 28, quando será reinaugurado o Teatro Municipal de Cabo Frio. Ainda na quarta-feira teve Tarde Literária no Solar dos Massa. Já no Charitas aconteceram intervenções, expressões artísticas e culturais afro-brasileira, ato comemorativo do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial com participação de entidades do movimento negro de Cabo Frio, palestra “Respeito dá o tom”, com o diretor do Programa de Igualdade Racial da Prolagos Josélio Raymundo e show musical com Karen Oliveira. O prefeito Marquinho Mendes acompanhou a programação ao lado do secretário de Cultura Ricardo Machado, convidados e representantes do legislativo.

Nesta quinta-feira (22), por causa da chuva, todas as atividades programadas para a Praça Porto Rocha foram canceladas.

A Semana Teixeira e Sousa foi criada por meio da Lei Municipal nº 1106/1991 passando a fazer parte do calendário oficial do município de Cabo Frio, e em 06 de julho de 2012 passou a constar também do calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro através da Lei Estadual nº 6290/2012. A Semana foi criada para homenagear o escritor cabo-friense Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa (1812-1861), considerado o primeiro romancista brasileiro, autor do livro O Filho do Pescador, de 1843.

Confira a programação de sexta (23) até segunda (26):

23/03 – Solar dos Massa, 15h – Tarde Literária (encontro com os escritores Jaqueline Brum, Andrea Rezende e Paulo Cotias)

23/03 – Charitas, 19h – Lançamento do livro “Gomeia, a arte de tecer o invisível”, do escritor e jornalista Carlos Nobre, além de mesa redonda com debate sobre a trajetória histórica do babalorixá Joãozinho da Gomeia

24/03 – Charitas, 18h – Sarau Flores Literárias – Apresentação da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (ALACAF)

24/03 – Charitas, 20h – Show musical com Keriun Hapuk

25/03 – Fazenda Campos Novos, 9h – Ações afirmativas para criação do Centro de Referência da Cultura Afro-Brasileira (entidades do Movimento Negro, quilombolas, Prolagos, Grupo Quilombo, Suppir, Fundação Palmares, OAB, IPHAN)

25/03 – Charitas, 19h – Série Jovens Pianistas com Raisa Richter (piano) e Bezaleel Ferreira (clarinete)

26/03 – Praça Porto Rocha, 10h – Projeto Caminhos da História especial Teixeira e Sousa, saída do busto na Praça

26/03 – Subsede da Biblioteca Walter Nogueira (São Cristóvão), 9h – Apresentação da Esquete Teixeira e Sousa

26/03 – Subsede da Biblioteca Walter Nogueira (São Cristóvão), 15h – Oficina de Redação com alunos do curso de teatro da biblioteca

26/03 – Solar dos Massa, 15h – Tarde Literária (encontro com escritores Luis Carlos Cunha, Mônica Cabral, Mauricio Cardoso e José Correia)