Mulheres são homenageadas na exposição do acervo de José de Dome

Até o próximo dia 14 de março as mulheres estarão sendo homenageadas na Casa de Cultura José de Dome (Charitas) através da exposição do acervo do artista plástico José de Dome. São obras que reúnem diversas técnicas como acrílica sobre tela e óleo sobre tela datadas de várias épocas.


SAIBA MAIS:

Charitas abre inscrições para novas turmas de violino, viola e violoncelo

Feira literária abre a programação da Semana Teixeira e Sousa

Charitas recebe Projeto Resenha Cultural


Ao todo são 25 obras, sendo sete em homenagem ao Dia Internacional da Mulher expostas no salão principal do Charitas, entre elas “Bordel de Índias”, de 1968, “Viúvas de Nazaré”, de 1982, e “Viúva Vendo Sapateiro”, de 1981.


Para a diretora do Charitas, Helena Guimarães, apesar de ter nascido em Sergipe, José de Dome fez de Cabo Frio a sua terra. “Ele pintou diversas obras retratando a realidade da nossa cidade. Por isso convido todos para esta exposição que é uma viagem cultural através das obras desse artista inigualável”, convocou.

José de Dome nasceu em 29 de novembro de 1921. Começou trabalhando como gari, servente e pedreiro, mas aos 18 anos foi morar em Salvador onde conheceu Mário Cravo, Mirabeau e Carybé que o incentivaram a desenvolver seu talento artístico como pintor. Ele começou a ampliar a sua aptidão de modo autodidata pintando sua primeira tela intitulada como “Igrejinha de Massaranduba”.  


A primeira exposição do artista foi em 1955. Os anos se passaram e em 1962 ele veio para o Rio de Janeiro integrando-se aos meios artísticos cariocas, tornando-se conhecido após uma exposição realizada na Galeria Goeldi, em 1964. Dome pintou a paisagem urbana de Salvador, crianças, mulheres, peixes e corujas, flores, paisagens naturais e marinhas. Em 1967 passou a viver em Cabo Frio.


Com 40 anos de trabalho, realizou mais de cem mostras individuais e coletivas em várias cidades do Brasil como Bahia, São Paulo, Sergipe, e também no exterior, como em Portugal, na Inglaterra, Estados Unidos, México, França e Nigéria. Em 1982, aos 60 anos, faleceu. José de Dome é considerado um dos maiores pintores brasileiros.


O Charitas está localizado na Avenida Assunção, nº 855, no Centro. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 20h. Aos sábados, domingos e feriados o horário é das 14h às 20h. A entrada é gratuita.


Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.