Prefeitura investe em atividades físicas e sociais para melhorar qualidade de vida dos idosos

Envelhecer faz parte da vida e não há como driblar essa fase. Mas passar dos 60 anos também não significa ter limitações. Chegar à terceira idade é ter menos compromisso e mais tempo para cuidar de si. E nada melhor do que chegar com saúde e disposição para fazer tudo o que a correria do dia a dia impediu de realizar.


SAIBA MAIS:

COMUNICADO OFICIAL | Governo Federal adia entrega do Minha Casa Minha Vida em Cabo Frio

Idosos de Cabo Frio participam do projeto “Caminhos da História”

Coordenadoria da Pessoa Idosa inicia aulas de tango

Em Cabo Frio, a turma do cabelo branco é só alegria, afinal atividade é o que não falta para os assistidos pela Coordenadoria Geral da Pessoa Idosa (COGEPI). Os atrativos vão além dos exercícios físicos, pois existe todo o cuidado para manter a memória viva. São oferecidas aulas de circuito funcional, alongamento, pilates, dança, ginástica rítmica, tango e coral, além de oficina da memória, artesanato, jogos de socialização, passeios culturais e hidroginástica.   

Segundo o professor Paulo Ricardo de Alves de Oliveira, as atividades desenvolvidas na água são mais saudáveis, pois reduzem o impacto e risco de lesões. Ele lembra que, para os idosos, “atividades físicas como um todo contribuem para o bem estar físico e também ajudam muito a nível psicológico. Eles socializam e fazem novas amizades. É uma forma de resgatar ou melhorar a autoestima e, ainda, contribuir para uma vida mais leve e feliz”.

O professor recomenda, no entanto, que antes de começar uma atividade física, a pessoa passe por uma avaliação médica. Com o exame em mãos, o assistido passa por um profissional de Educação Física, que vai indicar a atividade mais adequada. A pasta conta com um enfermeiro que afere a pressão dos idosos e fica de prontidão para qualquer eventualidade.

Uma das assistidas pela coordenadoria é a dona Rita Maria de Oliveira, de 69 anos. Ela começou a fazer hidroginástica há oito meses e, desde então, viu sua vida mudar em todos os aspectos. “Fui fazer aula de hidroginástica por recomendação médica devido a um problema na perna. Cheguei à aula de muletas e três dias depois deixei de usá-las, graças a Deus. Eu sentia muitas dores e não estava aguentando mais. Inclusive cheguei a pedir a morte. Hoje minha vida é outra. A hidroginástica me fez renascer”, contou.

Para participar das atividades o idoso precisa estar cadastrado na Coordenadoria. Para se cadastrar basta comparecer à sede, na Avenida Teixeira e Souza, n° 2228, São Cristóvão, munido da identidade, CPF, comprovante de residência. Os critérios são ter 60 anos ou mais e ser morador de Cabo Frio.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.