“Novembro Negro” termina com concurso de beleza e atividades culturais

Ações fizeram parte do mês dedicado à reflexão e discussão de ações de combate à intolerância racial

Chegou ao fim a programação do projeto “Novembro Negro”, realizado pela Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial e da Secretaria Muncipal de Educação. Durante todo o mês de novembro, foram realizadas diversas ações em apoio à pauta antirracista. Foram seminários, workshops, rodas de conversa, apresentações de filmes, exposição fotográfica, entre outras atividades.

O projeto culminou na manhã desta terça-feira (30), na Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, em Tamoios, onde foram apresentados e premiados os vencedores do Concurso Beleza Negra “Agbara”. Para participar, os alunos e servidores da rede municipal de ensino fizeram parte de um concurso de fotografia. As fotos foram exibidas em um painel na entrada da sede da Secretaria de Educação durante todo o dia.

Os vencedores foram selecionados pela comissão julgadora, organizada pelo Serviço de História e Cultura Afro-brasileira e indígena da Secretaria de Educação. Todos os alunos participantes ganharam uma bolsa de estudos para cursos de informática no SER Instituto, além de outras premiações que foram entregues na solenidade.

A secretária de Educação, Elicéa da Silveira, que participou do encerramento, valorizou a visibilidade que o prefeito José Bonifácio tem dado para a pauta, e enalteceu as escolas como o melhor caminho para a transformação das desigualdades.

“Me sinto muito orgulhosa de fazer deste momento onde a gente, através desse trabalho de resgate das matrizes africanas, pôde aumentar a autoestima de todos os nossos alunos. Independente de raça, cor e orientação sexual, eles se sentem mais valorizados. Assim como estamos fazendo na Nilo Batista, também vamos levar a todas as nossas outras escolas quilombolas”, afirmou Elicéa.

Ainda na manhã desta sexta-feira (30), foi realizada a apresentação do Iê Capoeira Polo Tamoios; música com Rafa Fellove; oficina de abayomis e oficina de turbantes e Projeto Afronta Lagos, com Joice Emiliano. No final das atividades, foi servida uma feijoada para todos os alunos e participantes.