Oficinas do RJ Criativo atraem quase 400 participantes da Região dos Lagos

Por Nicia Carvalho

Inovação, financiamento coletivo, desenvolvimento de produtos e serviços, aumento das vendas, gestão de negócios e de redes sociais. Temas atuais, vigentes na agenda de qualquer pessoa interessada em empreendedorismo e que atraíram 390 participantes nos três dias de oficinas da Caravana RJ Criativo “Aceleração de Negócios Criativos Região dos Lagos”.

A ação, que teve apoio da Prefeitura Municipal de Cabo Frio e do Sebrae, é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e realizada há 10 anos. De acordo com a organização, em geral a média é de 20 a 25 participantes por oficina, mas a caravana em Cabo Frio superou as expectativas com média de 60 pessoas por oficina.

“A participação dos municípios da Baixada Litorânea na caravana trazida pelo secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Ruan Lira, foi muito expressiva e atribuímos essa procura acima da média em relação às outras cidades devido a região possuir muitos empreendedores e produtores ligados à economia criativa”, avaliou Patrick Carvalho, integrante da Comissão Setorial do RJ Criativo, acrescentando que Cabo Frio foi a penúltima de 10 cidades que recebem a Caravana RJ Criativo em 2019 e a última parada será no município de Campos dos Goytacazes.

A edição deste ano contou com seis cursos com quatro horas de duração cada, sendo um pela manhã e outro à tarde. As atividades oferecidas pelo RJ Criativo englobam formação, expansão de networking e difusão dos produtos e serviços gerados por empreendedores. As ações de incubação e educação do biênio 2018/2019 são operadas pelo Templo.CC com patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da Oi.

Atualização, networking e novas possibilidades

Duas das oficinas mais concorridas foram a de financiamento coletivo, ministrada por Felipe Caruso, e de gerenciamento de redes sociais, com Júlio Trindade. Esta última com o maior número de participantes: 78 pessoas. Entre os interessados, pessoas que já possuem negócios, mas a maioria era de indivíduos que estão iniciando no empreendedorismo e buscam compreender os benefícios da aplicação de novas tecnologias aos seus empreendimentos.

“Achei incrível a Caravana RJ Criativo! Além da oportunidade de aumentar nossa rede de relacionamentos, todos os conteúdos e dinâmicas abordados pelos facilitadores foram muito relevantes! Um verdadeiro presente pra quem participou”, comemorou consultora de marketing Débora Costa, de 31 anos, carioca que mora em São Pedro da Aldeia há três anos, tem 11 anos de experiência na sua área de atuação e participou de cinco das seis oficinas oferecidas.

Os encontros foram ministrados por profissionais com vasta experiência em seus segmentos de atuação e contaram com abordagens práticas e estudos de caso. As atividades oferecidas pelo Rio Criativo atuam na formação, na expansão de networking e difusão dos produtos e serviços gerados por empreendedores.

“Participar do evento foi uma injeção de ânimo para renovar a minha confiança na economia criativa na região, onde ela ainda parece tão desacreditada, e uma incrível oportunidade de troca e de conhecimento dos empreendedores locais,     que a meu ver ainda parecem bem escondidos. Foi especial!”, contou a designer Nycole Niebus, 29 anos, que trabalha com criação de logo, identidade visual para novos empreendedores e papelaria de festa.