Prefeito de Cabo Frio recebe deputada Renata Souza em audiência sobre o Hospital da Mulher

José Bonifácio conversou com a deputada responsável por CPI que investigou atendimentos obstétricos em 2019

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, recebeu nesta sexta-feira (26) a deputada estadual Renata Souza (PSOL) para uma audiência na Prefeitura. A reunião ocorreu no gabinete do prefeito e teve como tema principal o Hospital da Mulher.

Em 2019, a deputada Renata Souza presidiu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para investigar denúncias de violência obstétrica e temas relacionados à saúde da mulher. O prefeito recebeu o relatório final da CPI e garantiu que a equipe da Secretaria de Saúde irá estudar as medidas propostas no documento.

Durante o encontro, Renata Souza relembrou os problemas encontrados no Hospital da Mulher em 2019, e explicou que o relatório final da CPI na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) propôs a criação de 11 projetos de lei voltados para a saúde da mulher e o parto humanizado.

O prefeito José Bonifácio garantiu que as propostas feitas pela CPI serão analisadas de forma criteriosa pela equipe de Saúde da Prefeitura. Ele também afirmou que o governo irá promover esforços no combate à violência obstétrica, uma das bandeiras de Renata Souza na Alerj.

“O seu trabalho na CPI, que deu origem a este relatório, foi muito importante porque nos ajuda a direcionar as melhorias que são necessárias. Vamos analisar essas propostas com muita seriedade. Nosso objetivo é de que o Hospital da Mulher seja uma referência no estado do Rio de Janeiro”, disse o prefeito.

O secretário de Saúde de Cabo Frio, Felipe Fernandes, informou que vem direcionando esforços para a melhoria da atenção básica na rede municipal, e que um dos focos deste atendimento é o pré-natal.

“Ao analisar as mortes ocorridas em 2019 no Hospital da Mulher, percebemos que uma boa qualidade do pré-natal poderia ter evitado em grande parte aqueles problemas”, disse ele.

Também presente na reunião, a vice-prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado, parabenizou o trabalho da deputada e disse que o governo municipal está preocupado em garantir um bom atendimento para a população mais carente.

“Temos esse olhar de buscar sempre a igualdade e dar atenção aos menos favorecidos. Teremos muitas oportunidades de trabalhar neste sentido e nos colocamos totalmente à disposição para as ações necessárias na área de saúde”, acrescentou a vice-prefeita.

O vereador Davi Souza, líder do governo na Câmara Municipal de Cabo Frio, participou da audiência e destacou o protagonismo da saúde pública durante a pandemia da Covid-19.

A deputada Renata Souza agradeceu ao prefeito e aos demais membros do governo.

“É muito importante esse foco na atenção primária. Durante a CPI, constatamos que grande parte dos problemas estava ocorrendo pela falta de um pré-natal de boa qualidade. É preciso garantir um tratamento humanizado para as pacientes e queremos ver o Hospital da Mulher realizando um serviço cada vez melhor”, afirmou a deputada.

Ao fim do encontro, a deputada fez uma visita ao Hospital da Mulher para acompanhar as melhorias na unidade de saúde.