Prefeito participa da festa do Dia das Crianças nesta terça-feira (9)

O prefeito Dr. Adriano Moreno esteve nesta terça-feira (9) na Praça de São Cristóvão, em Cabo Frio, para as  comemorações pelo Dia das Crianças. Foi o segundo dia de festa organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através da Coordenadoria-Geral da Criança e do Adolescente (Cogecria). A iniciativa, que começou no distrito de Tamoios na segunda-feira (8), marca antecipadamente o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro.

A programação contou com atividades esportivas, recreação, brincadeiras, pula-pula, contação de histórias, pintura de rosto, distribuição de pipoca, algodão doce, sucos, brinquedos e livros usados. A festa foi para todas as crianças que, em caravanas organizadas pelas escolas da rede municipal, compareceram ao evento. A Apae também marcou presença, ressaltando o objetivo das atividades inclusivas.

Dr. Adriano chegou na praça por volta das 11 horas, entregou brinquedos e conversou com as crianças e os pais. Ressaltou a importância do evento e destacou a integração entre as secretarias que permitiu a realização da festa: “ Este foi um trabalho de parceria entre as pastas do governo. Foi a integração que permitiu a realização da festa para a família cabo-friense. É importante a ocupação dos espaços públicos pela família em momentos de lazer”, declarou. Depois foi para Apae, onde também presenteou os jovens. Salientou a importância de olharmos e tratarmos todos e todas as pessoas como iguais, “com respeito e amor”, externou o prefeito.

De acordo com Adriana Garcia Nunes, coordenadora geral da Cogecria, a ação teve a finalidade de resgatar a alegria da infância através de atividades voltadas também para a integração social:“Nós fizemos dois eventos com a intenção de valorizar a bandeira dos pequenos. Nossa proposta era fazer com que elas brincassem juntas. O brincar, o conviver com seus pares, é muito importantes na vida dos pequenos. Por isso estimulamos a brincadeira coletiva, a contação de histórias, a pintura de rosto, tudo que faz parte do universo infantil, com o objetivo de divertir e ao mesmo tempo fortalecer os vínculos de convivência e desenvolver a criatividade. Considerando que o objetivo era ver a felicidade, eu acho que atingimos a meta tanto aqui (São Cristóvão) quanto em Tamoios”, analisou a coordenadora.

A festa das crianças em Cabo Frio contou com participação de departamentos e equipamentos da Semas, como o Depse (Departamento de Proteção Social Especial); Deprosb (Departamento de Proteção Social Básica); Cras (Centro de Referência de Assistência Social); e Cogedim (Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher); do Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); das Secretarias de Esportes, Saúde e Cultura; Coordenadorias de Comunicação; Superintendência da Juventude; Postura e Guarda Municipal, além de parcerias da iniciativa privada como a Prolagos e Inter TV.