Prefeito recebe representantes do setor turístico para tratar de ordenamento

Na tarde desta quarta-feira (8), empreendedores e representantes de entidades do setor turístico foram recebidos pelo prefeito de Cabo Frio Dr. Adriano Moreno; pelo secretário de Desenvolvimento da Cidade, Felipe Araújo; e pelo coordenador Geral de Ordem Pública, Fábio Carvalho. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura e teve como objetivo tratar de questões acerca do ordenamento e a estrutura dos principais pontos que formam o corredor turístico da cidade.

Na ocasião, o grupo apresentou dúvidas e sugestões sobre alguns serviços públicos, como recolhimento de lixo e colocação de lixeiras; fiscalização da atuação de ambulantes; operação tapa-buracos nas vias de acesso aos pontos turísticos; obras de reforma e manutenção de pontos turísticos como o Canto do Forte; ações de ordenamento do Boulevard Canal e das barracas nas areias da Praia do Forte; entre outras.

O prefeito e seus assessores informaram como está o andamento de todas as questões apresentadas. Sobre o recolhimento do lixo, durante a reunião os participantes receberam a tabela da Comsercaf com os horários de recolhimento; e foi informada a aquisição de lixeiras e contêineres, que já começaram a ser colocados por toda a cidade.

Sobre os ambulantes, o secretário Felipe Araújo informou que desde o início da gestão, o número de autorizações para ambulantes diminuiu de 6 mil para 2 mil e que será feito um novo recadastramento ainda este ano.

Também foi anunciado para o grupo o início da operação tapa-buracos que vai recuperar ruas e avenidas da cidade. A ação começou na segunda-feira (6) no Jardim Esperança e nas principais vias em bairros como São Cristóvão e Parque Burle.

A segurança foi um dos pontos mais discutidos na reunião. Sobre esse tema, o prefeito anunciou que está sendo realizado um estudo para que seja implementado, em Cabo Frio, um projeto utilizado pelo município de Cotias (SP). A iniciativa abrange a instalação de totens de monitoramento, em pontos estratégicos da cidade. Os aparelhos são equipados com câmeras fixas e captação de imagens em 360º graus, controle de zoom com aproximadamente 800 metros de alcance e sistema de iluminação noturna. O projeto será apresentado em breve ao setor turístico de Cabo Frio.

Ainda sobre segurança, a Prefeitura vem realizando operações regulares em vários pontos de Cabo Frio desde o início do governo, em julho de 2018. Até o momento as ações resultaram em 431 ocorrências entre notificações e apreensões de materiais/produtos/objetos diversos. Tais ações resultaram na apreensão de aparelhos de som e de outros materiais e objetos que impediam o livre acesso de vias públicas. Além disso, na terça-feira (7) representantes da Prefeitura se reuniram para tratar da intensificação das ações no Boulevard Canal e em demais locais com grande movimento de público na cidade.

Quanto à realização de obras em pontos turísticos, a Prefeitura vem realizando reforma e manutenção em locais como: a ponte de acesso ao Forte São Mateus, o Mirante do Morro da Guia, o Mirante do Arpoador e informou que está em andamento o processo licitatório para obra da rua Almirante Barroso, que dá acesso ao Forte São Mateus e seu entorno.

Em relação à fiscalização das barracas nas areias da Praia do Forte, ficou determinado que é proibido o pernoite de elementos fixos, como barracas, carrinhos no local. Para a colocação e retirada desse material, a Prefeitura cadastrou veículos que são autorizados a transitar na areia da praia e fazer a montagem e desmontagem das estruturas e a retirada dentro de horários pré-estabelecidos – para transportar mercadorias e estruturas até as 7h da manhã, e das 18h às 22h para a desmontagem e retirada do material. Ficou estabelecido que somente nos períodos de Réveillon, Carnaval e Semana Santa, as estruturas podem pernoitar no local.

“Esta reunião foi uma oportunidade de esclarecer para os empresários como é feito o trâmite que levam à solução de problemas de serviços públicos dentro da legalidade, e pontuar diversas realizações de todas as secretarias, tanto as que já foram entregues à população quanto as que ainda estão em andamento”, concluiu o prefeito Dr. Adriano.