Prefeitura de Cabo Frio adquire mais um trator e redobra a capacidade de atender à agricultura familiar

O pequeno e médio produtor de Cabo Frio pode solicitar o empréstimo do maquinário à Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca

Cabo Frio recebeu mais um trator agrícola com grade e roçadeira. O maquinário foi adquirido pela Prefeitura e chegou à sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, na Fazenda Campos Novos, nesta segunda-feira (6). Com isso, o município vai redobrar a capacidade de atender aos pequenos e médios produtores, fortalecendo a agricultura familiar no município.

O trator e os implementos são próprios para a preparação do solo para o plantio e também para o roçado. O maquinário vai ser entregue à população durante a Feira do Produtor Rural, no próximo domingo (12).

O município já tinha adquirido um trator com grade e roçadeira no ano passado. Com o maquinário, de julho a outubro de 2022, a Prefeitura atendeu com serviços de maquinário agrícola 75 produtores rurais, com 317 horas de serviços prestados, com a implantação de várias lavouras, com destaque para a produção de aipim; banana; quiabo; feijão; abóbora e milho.

De novembro do ano passado até agora, 48 propriedades da zona rural de Tamoios foram atendidas, totalizando 257 horas trabalhadas. Além dos tratores, o município também fornece o serviço de limpeza de tanques e desobstrução de valas, com uma escavadeira com esteira S90.

A secretária de Agricultura e Pesca, Katyuscia Brito, destaca que, com mais um trator, o município redobrará a capacidade de atender ao pequeno produtor rural.

“O maquinário vai ajudar os pequenos e médios produtores a trabalharem a terra. Com isso, fomentamos a agricultura familiar no município, já que, com a ajuda dos tratores, todos poderão produzir mais, cuidar melhor da terra e, consequentemente, vender seus produtos e sustentar a vida de toda a família com o que produz”, afirma a secretária.

O pequeno e médio produtor da agricultura familiar de Cabo Frio que desejar o empréstimo do maquinário precisa comparecer, de segunda a sexta, das 9h às 16h, na sede da Secretaria de Agricultura e Pesca, que fica na Fazenda Campos Novos, em Tamoios.

Caso ainda não esteja cadastrado, é necessário estar munido de comprovante de residência e documento de identificação. No local, será realizado um agendamento e o trator será enviado com um funcionário da Prefeitura para realizar a operação.