Prefeitura de Cabo Frio dá continuidade às ações de combate a vetores em praças e espaços públicos

Atividade visa prevenir casos de arboviroses e outras possíveis doenças transmitidas por vetores, roedores e pragas

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo novas ações de combate a vetores, que podem causar inúmeras doenças na população. Dando continuidade ao trabalho preventivo, a equipe da Vigilância em Saúde Ambiental está realizando atividades fiscalizatórias em praças e outros espaços públicos da cidade. Recentemente, as ações foram realizadas na Praça da Vila do Sol. A equipe ainda prestou apoio em um condomínio na área central de Cabo Frio, após denúncias de proliferação de vetores. As atividades de manutenção sanitária são realizadas quinzenalmente em diversos bairros cabo-frienses.

Desde o início de 2022, as equipes vêm se dedicando no reforço ao combate e enfrentamento da proliferação de vetores, com ações de vistorias e tratamento. Os serviços têm o objetivo de manter a higienização nos locais e a eliminação de focos, impedindo a proliferação de vetores causadores de doenças, como as arboviroses urbanas como dengue, zika e chikungunya, além da eliminação de pragas como roedores, pulgas e carrapatos, deixados por animais abandonados. Nos espaços públicos como o Cemitério Santa Izabel, no Centro, e o Cemitério dos Eucaliptos, no Jardim Esperança, as equipes de combate a vetores e agentes de combate a endemias fazem tratamento de focos de insetos como moscas e mitingas.

A secretária municipal de Saúde, Erika Borges, destaca que os serviços têm mantido as áreas públicas do município em boas condições.

“Manter a cidade sob o controle para a incidência de vetores é compromisso diário. Temos nos esforçado em cuidar das áreas dando continuidade ao enfrentamento e o combate a essas pragas na cidade. Para manter esse resultado positivo, temos essa preocupação de realizar a vistoria quinzenal nos bairros, inclusive em locais que recebem maior circulação de pessoas”, destacou a secretária.

As denúncias podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na sede da Vigilância em Saúde Ambiental, localizado na rua Índia, nº 40-A, bairro Jardim Flamboyant.