Prefeitura de Cabo Frio formaliza acordo de cooperação mútua com Huzhou

A Prefeitura de Cabo Frio formalizou o acordo de cooperação mútua com a cidade chinesa de Huzhou, por volta das 7 horas (horário de Brasília) desta sexta-feira (26). O documento, que transforma Cabo Frio e Huzhou em “cidades amigas”, facilitando intercâmbios culturais, tecnológicos e econômicos entre ambas, foi assinado pelo prefeito Dr. Adriano Moreno durante o Fórum de Atividades Econômicas e Sustentabilidade. A solenidade também contou com a participação do secretário municipal de Turismo, Radamés Muniz, além de empresários brasileiros, chineses e de outras partes do mundo. No evento, os municípios de Cuautla, no México, e Yeongam, na Coreia do Sul, também assinaram acordos semelhantes com a cidade chinesa.

Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo institucional com imagens das belezas naturais e de monumentos históricos de Cabo Frio, além de animações sobre os projetos para a cidade, como a fazenda de maricultura no Peró, que já foi anunciada pelo governo cabo-friense. O prefeito destacou a importância do tratado que, a partir de agora, torna coirmãs Cabo Frio e Huzhou.

“Gostaria de agradecer a oportunidade de estar representando nosso país e Cabo Frio, nossa cidade amada. Este é um evento de grandiosidade, em que diversas cidades da China estão sendo representadas. É muito saber que, hoje, Cabo Frio não fica restrito ao território nacional. A cidade se expande para o mundo, para trazer grandes investimentos e um turismo de qualidade, o que vai gerar emprego e renda, que é o nosso objetivo”, disse, entusiasmado.

A viagem oficial a Huzhou foi iniciada no último dia 23 e, desde então, a comitiva cabo-friense está conhecendo a estrutura turística e industrial da cidade. Em uma das reuniões já realizadas com grupos de empresários chineses, interessados em investir em Cabo Frio, o prefeito Dr. Adriano Moreno entregou um material traduzido para o mandarim sobre o Cabo Frio Airport, para o qual há planos de integrá-lo a um polo industrial.

“Temos um grande potencial para o turismo. O prefeito está muito feliz. Nesses dias, estamos fazendo um árduo trabalho. É um momento muito importante para gente”, destacou o secretário de Turismo, Radamés Muniz.

Durante esse período, os representantes da delegação de Cabo Frio também tiveram a oportunidade de conhecer o desenvolvimento tecnológico da região, que fica na província de Zhejiang, visitaram as fábricas de baterias Microsad e de tubos para instalações petrolíferas Giuli, e passaram informações sobre a Região dos Lagos.

Para este sábado (27) está prevista agenda na Universidade de Huzhou, com o objetivo de firmar parceria para intercâmbio de estudantes, e jantar com empresários chineses. Em seguida o prefeito e o secretário de Turismo seguem para as cidades de Hangzhou e Shanghai, para visita a várias empresas que também possuem interesse em investir em Cabo Frio. A visita oficial vai até o dia 31 de outubro. A viagem de volta ao Brasil está agendada para 1º de novembro.