Prefeito Dr. Adriano Moreno lançou o novo sistema que conta com uma ambulância exclusiva para resgate nesta sexta-feira (7)
Tamoios ganhou mais um reforço na área da saúde. O prefeito, Dr. Adriano Moreno, lançou nesta sexta-feira (7), um novo sistema de resgate emergencial em Tamoios. A iniciativa, que conta com uma ambulância exclusiva, tem como objetivo atuar no resgate às vitimas de acidentes, principalmente, na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106). Essa é a primeira ambulância de resgate que ficará fixa no distrito, proporcionado mais agilidade e diminuição no tempo de salvamento das vítimas.
Apesar de não ser atribuição municipal, o prefeito Dr. Adriano reconhece a importância de uma equipe de resgate fixa em Tamoios.
“É de conhecimento público que o tempo de resposta de uma equipe de resgate dos Bombeiros é defasado em virtude da distância entre Tamoios e os quartéis dos Bombeiros mais próximos, que são de Búzios e São Pedro da Aldeia. E isso pode ser a diferença entre vida e morte. Por mais que não seja responsabilidade da prefeitura, nós estamos fazendo essa entrega tão importante, e com recursos próprios do município”, explica Dr. Adriano Moreno.
A equipe de resgate ficará instalada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tamoios e será formada por enfermeiros e técnicos de enfermagem da Secretaria de Saúde. Cada equipe será composta por três profissionais: um motorista, um auxiliar de enfermagem e um enfermeiro.
Em caso de acidentes a solicitação de resgate pode ser feita por meio do número 2646-1736, que funcionará 24 horas. A área de atuação da ambulância de resgate será do bairro Botafogo até a ponte que liga Tamoios a Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu.
Equipe de resgate passa por treinamento
Todos os profissionais que atuaram no novo sistema de resgate emergencial em Tamoios passaram por 30 dias de treinamento com médicos intensivistas e do Corpo de Bombeiros, inclusive com simulação de socorro a acidentes automobilísticos. A ambulância totalmente nova e equipada com UTI completa, e conta com desfibrilador, monitor cardíaco, respirador, estabilizadores, cadeira de rodas, prancha, colar cervical e kit de acesso venoso.