Alargamento da faixa de areia está sendo realizado em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea)
A Praia das Palmeiras, em Cabo Frio, está passando pelo processo de alargamento da faixa de areia. O projeto, que está sendo realizado pelo Inea-RJ e pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, contempla a aplicação de 18 metros cúbicos de areia na praia, com o objetivo de requalificar a área e promover benefícios sociais e turísticos.
O material utilizado é disponibilizado pelo Inea e consiste em uma camada de areia mais grossa, que servirá como fixadora, seguida por uma camada de areia fina, que será retirada do próprio Canal Itajuru. O serviço foi iniciado no dia 20 de maio e, até agora, já foram depositados o equivalente ao volume de 18 caminhões de areia na orla.
Segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Vanderson Bento, a previsão é que a engorda da Praia seja finalizada em 60 dias.
“O Inea é responsável pelos estudos técnicos e de impacto ambiental e a Prefeitura pela execução do serviço, com a distribuição da areia por toda a orla. Além disso, a obra tem todas as autorizações ambientais. Com o alargamento da faixa de areia, a Praia das Palmeiras terá um espaço mais amplo para a recreação, lazer e turismo”, afirma o secretário.