Prefeitura de Cabo Frio lança Moeda Social Itajuru na Sinagoga, em Tamoios, na quarta (21)

Cerimônia acontece às 10h30, na Escola Municipal Palmira Bessa

Após um ano de lançamento do projeto-piloto da Moeda Social Itajuru, a Prefeitura de Cabo Frio lança na quarta-feira (21), a quarta expansão do programa na Sinagoga, em Tamoios. A cerimônia será realizada às 10h30, na Escola Municipal Palmira Bessa.

O programa vai beneficiar 500 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e cada uma vai receber um cartão com 220 itajurus, o equivalente a R$ 220. A moeda poderá ser usada para compras em qualquer um dos 77 estabelecimentos da Sinagoga aptos a receber a Moeda.

“É uma alegria enorme a cada expansão da Moeda porque mais famílias passam a ser beneficiadas com este programa. Temos que levar as políticas públicas para quem precisa, fomentar o comércio nestas localidades, enfim, realizar ações que promovam mais cidadania para a população”, afirmou o prefeito José Bonifácio.

Para realizar as compras, basta apenas que os beneficiários se dirijam aos comércios com o cartão e a senha, que é intransferível. Os 220 itajurus podem ser usados para a compra de insumos, a exemplo de gêneros alimentícios, medicamentos, produtos de higiene e demais itens essenciais ao uso cotidiano.

Prefeito José Bonifácio aumenta o repasse para R$220

No fim de novembro, o Governo Municipal reajustou o valor do repasse da Moeda, que passou de R$ 200 para R$ 220. O reajuste foi efetivado com a publicação da Lei Municipal nº 3.633, na edição 576 do Diário Oficial do Município. Desta forma, os beneficiários do programa social receberão o novo valor, já na recarga de dezembro do cartão de compras.

Em pouco mais de um ano de criação, o programa municipal de transferência de renda já movimentou mais de R$ 2,6 milhões nos bairros em que foi implantado. Até o momento, a Moeda Social beneficia duas mil famílias e tem 153 estabelecimentos comerciais participantes.

O programa foi implantado inicialmente no Manoel Corrêa, em outubro de 2021, e desde então já movimentou R$ 1,3 milhão no bairro.

A moeda também é realidade na área que abrange os bairros Boca do Mato, Monte Alegre, Porto do Carro e parte da Vila do Ar, onde já foram investidos R$ 800 mil de março a outubro de 2022.

Em Maria Joaquina, no distrito de Tamoios, já foram transferidos R$ 400 mil de julho a outubro deste ano.

No fim de outubro, o programa chegou aos bairros Tangará, Emaús e Parque Eldorado III, movimentando mais R$ 100 mil até o momento. Em cada uma das etapas de implantação, 500 famílias foram contempladas.