Prefeitura faz ação de conscientização sobre trabalho infantil em Tamoios

Atividade faz parte do Plano de Contingência Verão para o enfrentamento do trabalho infantil no município

O Pontal de Santo Antônio, em Tamoios, recebeu nesta sexta-feira (14) uma ação do Plano de Contingência para Enfrentamento do Trabalho Infantil (Competi). Equipes das secretarias de Governo, Criança e Adolescente e Direitos Humanos e Segurança estiveram no local fornecendo informações que ajudem as pessoas a identificarem situações de trabalho infantil.

A última ação do Competi aconteceu no dia 7 de janeiro, na Praça dos Quiosques, na Praia do Forte. O objetivo, segundo a secretária da Criança e do Adolescente, Betânia Batista, é orientar a população sobre os malefícios do trabalho infantil e, quando identificada a situação, encaminhar as famílias para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

“O intuito é conscientizar e esclarecer as famílias que trabalham na praia sobre os malefícios de submeter as crianças e adolescentes ao trabalho intenso, enquanto deveriam estar aproveitando a infância”, explica Betânia Batista.

Além da equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), participam da ação a Superintendência da Juventude e a Patrulha Solidária, da Guarda Civil Municipal. A próxima atividade será no dia 21, na Praia do Peró, em frente ao Hotel Paradiso.

De acordo com a coordenadora do Peti, Miriam Aguillar Arêda, em Cabo Frio, na alta temporada, principalmente nas atividades exercidas a beira-mar, é comum ver crianças exercendo trabalho sob o sol e calor, em situações que causam esgotamento físico e riscos à saúde.

“Diante da atual realidade econômica do país, o número de crianças e adolescentes encontrados em situação de exploração vem crescendo. Os prejuízos nessa fase inicial da vida são alarmantes. Por essa razão que realizamos o Competi, cujo objetivo é orientar a população sobre as leis relacionadas ao trabalho infantil. Afinal, informação é tudo e pode mudar a visão e até certas atitudes das pessoas”, considera Miriam.