Prêmio Teixeira e Sousa de Literatura tem adesão recorde em 2023

O Prêmio Teixeira e Sousa de Literatura 2023 já bateu recordes. Isso mesmo! De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, o edital teve a maior adesão desde que o Programa Municipal de Editais de Fomento e Difusão Cultural (Proedi) foi lançado, em 2011. As inscrições para o prêmio foram encerradas no último dia 22 de maio e o número de inscritos surpreendeu. Para a categoria Prêmio Estudantil, 194 alunos se inscreveram para participar, e na categoria Público em Geral, foram 72 inscrições.

Em comparação com o ano de 2022, o aumento é ainda mais expressivo, quando foram registradas 54 inscrições na categoria para estudantes da rede pública de ensino e 34 na de Público em Geral. O aumento na adesão, de acordo com a supervisora do Departamento de Assessoria Técnica do Programa Municipal de Editais de Fomento e Difusão Cultural, da Secretaria de Cultura, Aline Moschen, se deve em primeiro lugar à ampla divulgação que a equipe de editais realizou em escolas de Cabo Frio e Tamoios, sobre o Prêmio Estudantil.

“Percorremos todas as escolas públicas do município para divulgar o Prêmio Teixeira e Sousa e, como resultado, tivemos uma alta adesão à categoria Prêmio Estudantil. Já o aumento das inscrições na categoria Público em Geral, eu acredito que foi espontânea e seguiu a ordem natural de aumento da demanda, após a realização do prêmio no ano passado”, explica Aline.

Para o secretário de Cultura, Clarêncio Rodrigues, a divulgação tem sido muito importante, assim como o resgate das políticas públicas de fomento à Cultura, por meio do Programa Municipal de Editais de Fomento e Difusão Cultural (Proedi), que distribuiu em 2022, R$ 565 mil para realização de 86 projetos e ações culturais, via quatro editais.

“Isso aconteceu após oito anos sem a aplicação de recursos municipais no Proedi. Em conjunto com o Conselho Municipal de Cultura, conseguimos assegurar que os recursos chegassem a mais artistas, até mesmo aqueles que nunca tinham participado de editais. Isso foi muito importante, ainda mais diante do cenário que se apresentava, com a pandemia em seu momento mais crítico. Esse trabalho de resgate das políticas públicas de fomento à Cultura foi aproximando ainda mais o poder público da sociedade civil. O que temos visto é a adesão crescente em todos os editais”, afirma o secretário.

PRÓXIMAS ETAPAS

Após o encerramento das inscrições, toda a documentação apresentada está passando por Análise Técnica (Etapa 01), em que é verificado o atendimento às condições exigidas no edital do Prêmio Teixeira e Sousa de Literatura 2023. A publicação do resultado da Etapa 01 será no dia 30 de maio. De 31 de maio a 5 de junho será o período de aplicação do formulário de texto da Categoria Prêmio Estudantil, para que o texto seja redigido de forma presencial, sob supervisão da coordenação escolar ou profissional de educação responsável, na unidade escolar em que o aluno está matriculado.

De 6 a 27 de junho ocorre o período de avaliação, pela Comissão Julgadora (Etapa 02), que vai avaliar os textos entre zero e cem pontos. A publicação dos resultados será no dia 30 de junho. De 30 de junho a 5 de julho será o período de Recursos, sendo o resultado divulgado em 11 de julho.

De 17 a 24 de julho será o período de recebimento da documentação para a contratação dos projetos selecionados. O pagamento dos recursos aos proponentes será realizado em até 60 dias após a assinatura do contrato. O evento de entrega da antologia literária “Canção do Sal e outras memórias”, será em até 90 dias da entrega da documentação para a contratação.