Primeiro ano de gestão é pautado por parcerias e integração na Secretaria de Governo de Cabo Frio

Ações da pasta proporcionaram mais organização para as políticas públicas, com métodos modernos e inovadores de gestão

Com um trabalho voltado para a celebração de parcerias e integração com os demais setores da Prefeitura de Cabo Frio, a Secretaria de Governo alcançou diversas conquistas durante o primeiro ano da atual gestão do governo municipal. Para o secretário Davi Souza, o período representou uma virada de página para o município de Cabo Frio.

A Secretaria de Governo tem sob sua alçada as estruturas da Secretaria Adjunta de Comunicação, da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, Coordenadoria de Desenvolvimento Humano e Coordenadoria de Ações Estratégicas, além da Superintendência de Políticas Públicas LGBTI+, da Superintendência de Juventude e da Superintendência de Eventos.

Um dos destaques no período foram as reuniões periódicas com supervisores dos bairros, responsáveis por receber demandas e mediar as soluções com os demais setores.

“Os supervisores são um braço do governo dentro dos bairros. Para diversas ações como limpeza de bueiro e troca de lâmpadas, entre outras, nós antes interagimos com esses supervisores. Este é um ponto forte que estamos trabalhando nos bairros de Cabo Frio junto a esses administradores, que têm nos ajudado muito”, afirmou Davi Souza.

Desde o início do atual mandato, atrair novos investimentos e abrir diálogo com diversos setores da sociedade também fazem parte do trabalho realizado pela Secretaria de Governo.

PARCERIA COM O SESC

Fruto dessa busca de soluções, uma parceria foi concretizada com o Serviço Social do Comércio (Sesc), que possibilitou, por exemplo, a instalação de um Hotel Sesc na cidade. Além de hospedagem e lazer, o hotel oferece ao público os serviços das suas demais áreas de atuação: assistência, cultura, saúde e educação, além de serviços de qualidade a um público diverso, em especial os trabalhadores do setor terciário.

Outra parceria de muito sucesso entre a Prefeitura de Cabo Frio e o Sesc, foi a iluminação de pontos turísticos da cidade. Além da Praça Porto Rocha, o Forte São Matheus, o Convento Nossa Senhora dos Anjos, a Capela do Morro da Guia e a Igreja Matriz, outros pontos da cidade também receberam iluminação natalina.

“Essa parceria definitivamente veio pra ficar e contribuir muito com o município. Futuramente receberemos muito mais projetos de intervenções”, considera Davi, lembrando também da revitalização feita no coreto da Praça Porto Rocha.

IGUALDADE RACIAL

A Coordenadoria Geral de Promoção da Igualdade Racial realizou diversos eventos durante o ano de 2021, como a Jornada de Integração Cabo Frio – África, que teve atividades voltadas para a cultura, história e promoção da igualdade racial, homenageando países africanos. Outra ação realizada pela Coordenadoria foi a Semana Tereza de Benguela, promovida em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha.

A criação da Comissão do Bicentenário da Independência do Brasil em Cabo Frio foi mais uma das atividades marcantes da Coordenadoria. A comissão é presidida pelo sociólogo Paulo Baía e composta por doze pessoas, com representações das secretarias de Governo, de Cultura, do Turismo, Esporte e Lazer, do Gabinete, da Coordenadoria Geral de Igualdade Racial e da sociedade civil.

Outro evento foi o “Novembro Negro”, que contou com atividades em apoio à pauta antirracista. Foram seminários, workshops, rodas de conversa, entre outras ações. Todas as atividades envolveram a temática de lutas, desafios e conquistas da população negra, trazendo à sociedade a oportunidade para debate e reflexão a respeito do tema.

JUVENTUDE ATIVA E ATUANTE

Alimentado e gerenciado pela Superintendência da Juventude, Cabo Frio conta com um canal de acesso à divulgação de vagas de emprego, cursos, voluntariado e dicas profissionais, através do Banco de Oportunidades, que funciona via aplicativo de mensagens. Além da divulgação de vagas, o Banco presta orientações profissionais sobre temas como composição de currículos, manual sobre vestimentas e postura em ambientes de trabalho.

Em Cabo Frio também foi realizada a Semana da Juventude. Reunindo uma programação educativa, esportiva e cultural, o evento prestou orientações sobre os direitos dos jovens, com atividades em Cabo Frio e em Tamoios. As atividades contaram com poesia, apresentações de dança, roda cultural com batalha de MC’s e orientações sobre a ID Jovem. Na parte esportiva teve trilha, campeonato de altinha e vôlei de quadra.

DESENVOLVIMENTO HUMANO

Entre as funções da Coordenadoria de Desenvolvimento Humano, está a de formular e implementar políticas e programas intersetoriais para a promoção do desenvolvimento humano, em especial para primeira infância, adolescentes, jovens e idosos. Um exemplo disso foi o “Natal do Morubá”, realizado no campo da comunidade, que contou com a distribuição de cestas básicas para 51 famílias, e distribuição de presentes para 73 crianças.

“Tivemos muitos eventos e realizações importantíssimas para a população de Cabo Frio, e nada disso seria realizado sem o diálogo. Sempre que possível eu falo sobre a importância em manter as Secretarias em constante diálogo, que é uma condição básica para colocar em prática o projeto de cidade que traçamos. A Secretaria de Governo é indispensável e é parte central neste processo”, declarou o secretário.

POLÍTICAS PÚBLICAS LGBTI+

A Superintendência de Políticas Públicas LGBTI+ possui papel fundamental para a garantia e a promoção de direitos para a população, com a perspectiva da equidade e da diversidade no desenvolvimento das ações, programas, benefícios, serviços e projetos.

Em uma das muitas ações deste ano, o objetivo foi descentralizar o serviço de emissão do Cartão Nacional de Saúde. O serviço, realizado através de parceria com a Secretaria de Saúde, já emitiu, desde o início do ano, cerca de 1.397 cartões, incluindo emissões, pedidos de segunda via, inclusão e alteração do nome social no documento.

Por meio da Superintendência, a Prefeitura de Cabo Frio realizou campanhas de conscientização sobre hepatites virais com diversos serviços de testagem para HIV, hepatite e sífilis, além de vacinação para cidadãos contra a hepatite B. No total, mais de 625 pessoas foram testadas, e 92 vacinadas.

Em comemoração ao mês da Diversidade Sexual, em setembro, a Superintendência realizou uma programação que uniu atividades esportivas, culturais, sociais, além de debates sobre direitos da comunidade LGBTI+.

Em uma das últimas ações da Prefeitura de Cabo Frio este ano, um ambulatório de atenção à saúde da população travesti e transexual foi implementado pela Secretaria de Saúde com apoio da Superintendência de Políticas Públicas LGBTI+, que colabora para a inserção destes grupos nos serviços de saúde pública. O ambulatório conta com uma equipe multidisciplinar para atendimento aos pacientes.

A Superintendência participou de outras ações realizadas pela Prefeitura de Cabo Frio, como o Assistência Itinerante, organizado pela Secretaria de Assistência Social. Também marcou presença no Seminário de Educação em Direitos Humanos e na implementação da Patrulha Solidária, ambas ações realizadas pela Secretaria de Direitos Humanos e Segurança. As ações da Superintendência também puderam ser vistas no seminário sobre a Luta Contra a Aids, promovido pela Secretaria de Saúde.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.