SAIBA
MAIS:
Procon
de Cabo Frio realiza palestra na LBV sobre defesa do consumidor
Procon
alerta sobre os cuidados na Páscoa
Abusos
bancários faz Procon de Cabo Frio se reunir com representantes das agências
Segundo coordenador do Procon cabo-friense, Thiago Vasconcelos, ao sair às compras o consumidor deve ter em mente o que pretende adquirir e o quanto quer gastar. “Realizar uma pesquisa de preço, condições de pagamento e existência ou não de juros, em caso de parcelamento, é fundamental. Importante saber também, em caso de troca, quais exigências são feitas para que sejam evitados transtornos”, alerta, lembrando que para exercer o direito a troca, é importante que o consumidor mantenha a etiqueta do produto e guarde a nota fiscal.
Nas compras pela internet, Thiago chama a atenção para o prazo de entrega para que o presente não chegue depois da data, assim como taxas de frete ou outras despesas adicionais, como taxas para embalagem de presente e cartões. “O Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor rege o Direito do Arrependimento, onde o consumidor tem sete dias para desistir da compra. Assim, se ao receber o produto ele verificar que o mesmo está fora das características apresentadas no site, ou com defeito, pode devolver o produto”.
O Dia das Mães é uma data em que, tradicionalmente, as famílias comemoram juntas. “Caso vá almoçar em restaurantes, é necessária atenção quanto à possibilidade de reserva antecipada, evitando-se assim longas filas e aborrecimentos”, esclarece o coordenador. Para outros esclarecimentos ou formalização de reclamações, o Procon atende na Rua Florisbela Rosa da Penha, 282, Braga (antiga Prefeitura), de segunda a sexta, das 09h às 17h.