Programa Acessuas Trabalho, em Cabo Frio, abre inscrições para oficina de sacolé gourmet nesta terça (29)

Cadastro deve ser feito até 7 de dezembro no Cras Central, das 8h às 17h

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio do Programa Nacional de Promoção ao Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), da Secretaria de Assistência Social, vai abrir inscrições, a partir de terça (29), para a oficina de empreendedorismo de sacolé gourmet. O cadastro deve ser feito até o dia 7 de dezembro, de segunda a sexta, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Central, das 8h às 17h.

Com tema “Ser e empreender”, a oficina acontece na segunda, dia 12 de dezembro, das 8h às 12h, no Cras Central. Para participar é necessário estar inserido no Cadastro Único e possuir o Número de Identificação Social (NIS) no ato da inscrição, além de pertencer à faixa etária de 14 a 64 anos. Menores devem estar acompanhados pelo responsável.

Apesar de o município ter aderido ao programa federal em 2017, a implementação da primeira oficina do Acessuas Trabalho Cabo Frio acontece somente na gestão do prefeito José Bonifácio. Para a supervisora do programa, a assistente social Bruna Rocha, este é um passo fundamental para que o Acessuas possa promover inclusão ao mundo do trabalho.

“É uma conquista importante porque finalmente poderemos iniciar o programa ao implementar a oficina. O momento também é muito oportuno por conta do período que atravessamos na economia, então, é necessário fomentar o empreendedorismo e a autonomia financeira dos assistidos do Suas”, afirmou Bruna.

De acordo com os organizadores, é cada vez maior o número de pessoas que desejam conhecer o empreendedorismo que, muitas vezes, serve para complementar a renda familiar, mas também para fins profissionais. Desta forma, o objetivo da oficina é promover conhecimento, além de orientar coletivamente os jovens e adultos para as oportunidades de iniciar seu próprio negócio.

O Acessuas Trabalho Cabo Frio é vinculado à Superintendência de Proteção Social Básica (SPSB), órgão ligado à Secretaria de Assistência Social. O programa. De acordo com o Governo Federal, “o Programa Acessuas Trabalho se propõe a desenvolver ações voltadas para a garantia de direitos e cidadania das pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social a partir do acesso a serviços e da inclusão no mundo do trabalho”.

O Acessuas Trabalho é voltado para orientações e oficinas relacionadas ao universo do trabalho. O programa federal não oferta cursos profissionalizantes nem encaminha para vaga de emprego.

O que: oficina de empreendedorismo de sacolé gourmet
Inscrições: de 29/11 até 07/12, de segunda a sexta
Onde: Cras Central
Endereço: Rua Nossa senhora Aparecida, 325, Parque Central.
Dia da oficina: 12 de dezembro, das 8h às 12h, no Cras Central.