Projeto “Acessuas Trabalho na Escola”, em Cabo Frio, começa na segunda (5), nas escolas municipais Edilson Duarte e Márcia Francesconi

Ação vai atender estudantes de 14 a 16 anos no contraturno escolar com oficina “De olho no meu 1º emprego”

A Prefeitura de Cabo Frio inicia, na próxima segunda-feira (5), o projeto “Acessuas Trabalho na Escola” para estudantes de 14 a 16 anos das escolas municipais Professor Edilson Duarte e Marcia Francesconi Pereira. A oficina “De olho no meu 1º emprego” acontece uma vez por semana, no contraturno escolar, e terá quatro encontros e uma visita a espaços corporativos para que os jovens conheçam o dia a dia de um ambiente de trabalho.

Para ambas as escolas, os encontros acontecem às segundas, nos dias 5, 12, 19 e 26 de junho, sendo das 9h às 10h30, para alunos da Escola Municipal Professora Marcia Francesconi Pereira; e das 14h às 15h30, para estudantes da Escola Municipal Professor Edilson Duarte.

No dia 3 de julho acontece a visitação ao espaço de trabalho da Prolagos, concessionária de água e esgoto da região, sendo das 9h às 10h30, para alunos da Escola Municipal Professora Marcia Francesconi Pereira; e das 14h às 15h30, para estudantes da Escola Municipal Professor Edilson Duarte.

A cada encontro serão abordados temas a exemplo de “Como se preparar para conseguir o primeiro emprego?”; “Continuando a busca pelo primeiro emprego”; e “Trabalho como direito social”. No último dia, haverá também o sorteio de bolsas de estudos em instituições credenciadas em Cabo Frio.

A iniciativa das oficinas é da Coordenação do Programa Acessuas Trabalho Cabo Frio, vinculado à Superintendência de Proteção Social Básica, da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Segundo o Governo Federal, “o Programa Acessuas Trabalho se propõe a desenvolver ações voltadas para a garantia de direitos e cidadania das pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social a partir do acesso a serviços e da inclusão no mundo do trabalho”.

O Acessuas Trabalho é voltado para orientações e oficinas relacionadas ao universo do trabalho. O programa federal não oferta cursos profissionalizantes nem encaminha para vaga de emprego.

Criaad, Casa de Passagem e Centro de Acolhimento recebem oficinas em junho e julho

Os jovens de 14 a 18 anos do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente Cabo Frio (Criaad), que estão em medida de semiliberdade, recebem de 26 a 29 de junho, das 9h às 10h, a oficina de “De olho no meu 1º emprego”, que acontece na sede da instituição, no Porto do Carro.

Nos dias 10, 17, 24 e 31 de julho, a iniciativa acontece para os assistidos da Casa de Passagem, das 9h às 10h30, e do Centro de Acolhimento, das 14h às 15h30.