Projeto “Escola do Mar” chega ao fim neste fim de semana

Termina neste fim de semana o projeto “Escola do Mar”, cuja programação está inserida no Programa Bandeira Azul, que busca a certificação internacional que incluirá a Praia do Peró, em Cabo Frio, nos destinos recomendados pelas principais agências de turismo ecológico do trade internacional. As atividades tiveram início no último dia 13 na faixa de areia da Praia do Peró em frente ao Hotel Âncora.

Baile de Carnaval homenageia os 80 anos da Sociedade Musical Santa Helena

Nesta sexta-feira (2), entre 9h e meio-dia, será realizada uma oficina ambiental que enfatizará a importância das dunas para a manutenção de todo o ecossistema da Praia do Peró. A atividade será desenvolvida pela Coordenadoria de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade. No sábado (3), no mesmo horário, haverá uma oficina sobre amostragem (análise) da água, comandada por professores da Universidade Veiga de Almeida. A cerimônia de encerramento da “Escola do Mar” acontece no domingo (4).

“A ideia é incentivarmos cada vez mais a consciência ambiental nas pessoas, principalmente naquelas que visitam nossa região, aproveitando o momento da alta temporada para começar a criar uma consciência de que Cabo Frio está em busca desta grande certificação, e desta forma ir acostumando e informando a todos sobre este novo momento que estamos buscando para a Praia do Peró e Cabo Frio como um todo. Avalio o evento como muito positivo, pois a aceitação e participação dos turistas, moradores e comerciantes foi acima do esperado”, salientou Carlos Magno da Silva Maíques, um dos coordenadores do Programa Bandeira Azul.

Nos últimos dias o projeto reuniu uma série de eventos como coleta de microlixo, jogos ambientais e coleta seletiva, boas práticas em saúde, cuidados com exposição ao sol, orientações sobre minimização de geração de resíduos sólidos, palestras sobre as dunas e sua importância para a fauna e a flora local, geografia das praias, boas práticas de segurança no mar e acessibilidade para portadores de necessidades especiais, a cargo da empresa SOMA e do grupo SOCIOS, de portadores de necessidades especiais de Cabo Frio, entre outras atividades.

Participam do evento a Prolagos, o 18° Grupamento de Bombeiros de Cabo Frio, Defesa Civil, agentes da Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente da Secretaria do Desenvolvimento da Cidade, Secretaria de Turismo, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação. Vale ressaltar que o Programa Bandeira Azul continua em Cabo Frio até que todos os critérios para concessão do selo de certificação sejam cumpridos.