Projeto “Peró + Que Azul” encanta participantes e voluntários

O Programa Bandeira Azul Praia do Peró, realizou na manhã deste sábado (30), em conjunto com o Instituto SOMAR – Turismo de Acessibilidade e a Prefeitura de Cabo Frio, o Projeto Peró+Que Azul”. O evento ofereceu oficinas educativas à 30 crianças atendidas pelo Centro de Atenção ao Jovem Espaço Feliz – Cajef – e a 20 surfistas da Praia do Peró que se inscreveram para as atividades. A animação das crianças e participantes atraiu dezenas de voluntários, entre turistas e moradores do Peró, que não só ajudaram nas atividades como filmaram e parabenizaram os organizadores.

A programação teve início às 8h, em frente ao posto do Corpo de Bombeiros, com um curso de pilotagem de drones voltado às crianças do Cajef, oferecido pela empresa SpaceImagem, que criou o projeto Next Generation. O aluno Kleiton foi quem teve o melhor desempenho e, como premiação, ganhou um drone e vai trabalhar com a empresa.

O Instituto Escola do Mar realizou uma oficina de salvamento com pranchas, para os surfistas do Peró, também com a participação das crianças do Cajef, em conjunto com o Instituto SOMAR, que fez demonstrações para as crianças quanto ao uso da cadeira de rodas anfíbia, que permite a cadeirantes tomar banho de mar.

A empresa BW consultoria veterinária, em parceria com a iGUi Ecologia, ministrou oficina sobre o ambiente marinho com o objetivo de mostrar os impactos gerados através do descarte incorreto de resíduos sólidos e os principais danos causados no ambiente marinho. Os participantes e voluntários recolheram microlixo na Praia e até um “bitucômetro” foi montado, para quantificar a presença de “bitucas” de cigarro na areia.

“Está sendo um evento muito gratificante para nós, organizadores, vermos essas crianças, que têm muito potencial, receber noções ambientais e sociais, percebendo que fazem parte do dia a dia da comunidade como cidadãos comuns, sem distinção.  Certamente sairão daqui muitos multiplicadores dos conceitos aplicados em relação ao meio ambiente e ao convívio social”, afirmou Magno Maiques, coordenador do Programa Bandeira Azul Praia do Peró.

“A programação foi muito bem planejada. Primeiro os conceitos, as oficinas e as atividades lúdicas. Agora, partiremos para a Casa Di Gaya, pousada gentilmente cedida pelos proprietários, Marta e Machado, para a parte do acolhimento e da convivência, onde faremos um churrasco e um acampamento com as crianças, que só sairão daqui após o café da manhã, mostrando que elas são, sim, partes ativas na comunidade e que podem escolher o melhor caminho, saindo daqui pequenos cidadãos conscientes e envolvidos com o meio ambiente.  Gostaria de agradecer a todos os parceiros que contribuíram para que este projeto se realizasse”, disse Paloma Arias, coordenadora do Programa Bandeira Azul Praia do Peró.

O Cajef é uma ong que atende crianças e adolescente em risco social. Trabalhando a cidadania e resgate da autoestima e investindo em orientações socioculturais.