A Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde de Cabo Frio divulgou, nesta segunda-feira (20), o balanço parcial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza na cidade. Por conta do transtorno causado nas últimas semanas pela paralisação dos caminhoneiros, o Ministério da Saúde estendeu a campanha até o dia 15 de junho. A meta de vacinação em Cabo Frio é de alcançar 80% do público-alvo, que no município representa 41.747 pessoas.
SAIBA
MAIS:
Hospital
da Mulher passa a marca de 28 mil atendimentos em 500 dias
Centro
Municipal de Reabilitação atinge a marca de dois mil pacientes em seis meses de
funcionamento
Até o dia 29 de maio, foram vacinadas 23.886 pessoas, o que corresponde a 45,77% do público alvo. Dentre os grupos prioritários para receber a dose, o das crianças entre 6 meses a 5 anos de idade é o que menos foi imunizado: apenas 18,77% do total. Em números absolutos, foram vacinados 12.632 idosos, 3.640 pessoas com comorbidades (com prescrição médica especificando qual doença lhe confere o direito à vacina), 2.368 trabalhadores da área de Saúde, 2.249 crianças, 2.213 professores, 594 gestantes e 190 puérperas (que são as mães que deram à luz há menos de 45 dias).
Além destes, os demais grupos prioritários para receber a dose são povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumpram medida socioeducativa.
Anualmente, a vacina contra a influenza é adaptada conforme os tipos de vírus que mais circularam no ano anterior. Após autorização da Organização Mundial da Saúde (OMS), o imunológico começa a ser produzido e entregue nas unidades de saúde. Este processo dura, em média, seis meses. Para este ano, a dose protege contra três tipos de vírus da gripe, que são influenza A/H1N1, influenza A/H3N2 e influenza B/Thuket.
A relação dos postos de vacinação em Cabo Frio é a seguinte:
Centro de Saúde Oswaldo Cruz (Braga)
ESF Angelim
ESF Boca do Mato
ESF Florestinha
ESF Gamboa
ESF Guarani
ESF Jacaré
ESF Jardim Caiçara
ESF Jardim Nautilus
ESF Jardim Peró
ESF Manoel Corrêa
ESF Maria Joaquina
ESF Monte Alegre
ESF Nova Califórnia
ESF Peró
ESF Praia do Siqueira
ESF São Jacinto
ESF Tangará
ESF Vila do Ar
ESF Vila do Sol
ESF Vila Nova
Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (Jardim Esperança)
PAM de Santo Antônio
PS Itajuru
PS Unamar
UBS Praia do Siqueira
Transmissão do vírus
O Ministério da Saúde informa que a transmissão dos vírus influenza se dá por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
O Ministério da Saúde orienta à população a adotar cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.