Seminário para profissionais de saúde de Cabo Frio vai discutir o enfrentamento do HIV e demais ISTs

Evento faz parte da campanha Dezembro Vermelho e tem o objetivo de capacitar equipes da rede municipal de saúde

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar, na próxima quarta-feira (7), o seminário “Enfrentamento do HIV, Sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis: Como Estamos?”. O evento vai acontecer no auditório da Universidade Estácio de Sá, das 8h às 13h. O público-alvo é composto por profissionais de saúde da rede municipal. O objetivo é promover uma análise dos dados epidemiológicos, para que possam ser traçados novos caminhos para ampliação do programa.

O evento faz parte da campanha Dezembro Vermelho, cujo objetivo é conscientizar a população para o tratamento precoce da Aids e de outras infecções sexualmente transmissíveis.

Vão participar da abertura do seminário, das 9h às 9h30, o secretário municipal de Saúde, Janio Mendes; a subsecretária de Vigilância e Atenção Básica, Francislene Casemiro; a superintendente da Vigilância em Saúde, Lucy Pires; além de representantes da Gerência de IST e hepatites virais da Secretaria de Estado de Saúde.

Para a coordenadora do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais, Apparecida Castorina Monteiro dos Santos, este seminário será importante para definir quais os caminhos traçados para o próximo ano.

“Para 2023, torna-se essencial uma análise criteriosa dos dados epidemiológicos, para que possamos identificar caminhos para a ampliação do controle de casos de sífilis; o aperfeiçoamento das estratégias necessárias para prevenir eventos que tem sido observado como a ocorrência no município de óbito por HIV; identificação de criança HIV positiva; e surgimento de casos de neurossífilis. Por essa razão, vamos realizar este seminário, que vai nortear nossas ações para o próximo ano”, explica.

O SEMINÁRIO

Das 9h30 às 11h, serão discutidos os seguintes temas: “A política de Controle das IST no Estado do Rio de Janeiro e a Situação da IST no município de Cabo Frio”, com o enfermeiro Raphael Goulart; “A descentralização do teste rápido e do tratamento no município de Cabo Frio”, com a bióloga Sandra Araujo Rabelo Silva e a coordenadora do Laboratório Municipal de Saúde Pública de Cabo Frio, enfermeira Cristiane Pereira Sampaio; e “O impacto da Sífilis no Hospital da Mulher”. A debatedora desta rodada será a médica Apparecida Castorina.

Das 11h30 às 12h30, serão debatidos os temas –
Mulher, saúde e sexualidade: A feminização do HIV e das IST, com a médica Maria do Espírito Santo Tavares dos Santos;
Vivendo com HIV/Aids, com Jussara Portugal. Nesta rodada a debatedora será Ana Lúcia Ribeiro Mendonça.

Data do evento: 7 de dezembro de 2022;
Horário: das 8h às 13h;
Local: Auditório da Universidade Estácio de Sá, que fica na Rua Gen. Alfredo Bruno G Martins 628, Cabo Frio.