Superintendência LGBTQ+ apresenta balanço das atividades do semestre

Balcão de empregos e um canal para apoio psicológico estão entre as ações

O Superintendente de Políticas Públicas LGBTQ+, Matheus Cardoso, apresentou ao prefeito Dr. Adriano Moreno e aos secretários de Governo, Miguel Alencar e Turismo, Paulo Cotias, o balanço das ações promovidas pela pasta desde sua criação, em julho de 2019. Entre elas estão a criação de um canal de comunicação, capacitações, balcão de empregos e um canal para apoio psicológico.

Para o prefeito, esta não é apenas uma conquista da comunidade LGBTI+, mas de toda sociedade. “A superintendência tem realizado um trabalho intenso de capacitação com servidores em diversas pastas no primeiro distrito, em Maria Joaquina e Tamoios. Essas capacitações garantem que o segmento seja bem atendido e respeitado nos espaços públicos, além de promover inclusão e garantir equidade na disputa pelas vagas no mercado de trabalho”, celebrou.

A superintendência lançou durante o período um canal de comunicação para receber denúncias de homofobia, dúvidas e informações sobre a comunidade. E ainda um projeto que garante suporte psicológico e jurídico gratuito à comunidade em situação de discriminação ou busca por direitos. Nas redes, promoveu campanha publicitária com o tema “O amor nunca foi o problema. O problema é o teu preconceito”.

Criação de um balcão de emprego para que a comunidade possa concorrer à vagas e oportunidades de forma a fornecer equidade à disputa. Ainda nesse campo de atuação, a superintendência firmou parceria com o Instituto Ser para capacitação profissional do segmento.

Capacitações para servidores municipais ocorreram na Secretaria de Turismo, de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e da Mulher (Sedesdim), na Consercaf, nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Maria Joaquina e Tamoios e no abrigo municipal. Além de palestra na OAB sobre criminalização da homofobia, mobilização e seminário contra sífilis e sífilis congênita e roda de conversa na subprefeitura de Tamoios.

Um projeto, em parceria com a Secretaria de Turismo, pretende criar um guia friendly com dicas para o segmento como boates, hotéis e bares, além de opções culturais destinadas à comunidade. Organização e realização da 15ª Parada do Orgulho LGBTI+ e do 1º Workshop sobre a cultura do DJ e suas técnicas, que ocorreu em duas etapas.

Recentemente a pasta promoveu, em parceria com a empresa concessionária de transportes público do município, campanha contra a homofobia no interior de 56 ônibus da linha municipal e ações na praça Porto Rocha com o objetivo de conscientizar a população sobre sintomas, formas de contágio e prevenção ao vírus HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.

“Fizemos todo o possível para executar e valorizar a confiança do governo com a criação de nossa Superintendência, sempre com muita excelência em cada trabalho. A grande maioria dos trabalhos foram feitos sem onerar os cofres públicos e isso me deixa bem orgulhoso. Já estamos nos programando para o novo ano que se inicia e acreditamos que o trabalho será multiplicado é bem mais profícuo”, comentou o superintendente Matheus Cardoso.

A Superintendência LGBTQ+ fica localizada na Avenida Assunção, n° 15 – Sala 3, bairro Passagem. Para receber suporte psicológico ou enviar denúncias basta fazer contato pelos telefones (22) 2041-2782 ou 992256758, ou ainda pelo e-mail superlgbtq@caofrio.rj.gov.br.