Terceiro dia da 32ª Semana Teixeira e Sousa tem contação de histórias e oficina poética, em Cabo Frio

Projeto Circulê trabalhou o livro “Teixeira e Sousa Para Crianças”, da autora Rosana Andréia, na E.M I. Prof. João Trajano Bandeira Caixeiro

O terceiro dia da 32ª Semana Teixeira e Sousa, nesta quinta-feira (23), teve muita poesia e contação de histórias, na Praça Porto Rocha, no Centro de Cabo Frio. No bairro Monte Carlo, que fica na região do Jardim Esperança, os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Prof. João Trajano Bandeira Caixeiro participaram do Projeto Circulê, que trabalhou o livro “Teixeira e Sousa Para Crianças”, da autora Rosana Andréia.

Na praça, a programação começou no meio da tarde, na Tenda Cultural, com a Contação de História com Maravilhas Bonecas. Em seguida, foi a vez da Oficina Poética – “Milton, Teixeira e Eu: a Travessia da Poesia em Corações de Estudantes”, com Andrea Rezende.

A 32ª Semana Teixeira e Sousa começou nesta terça-feira (21) e vai até o dia 28 de março, com vasta programação, promovida pela Prefeitura de Cabo Frio, sob coordenação da Secretaria Municipal de Cultura. O tema deste ano é “De Teixeira e Sousa a Milton Nascimento – A Travessia Poética na Semana Literária”.

Criada por meio da Lei Municipal nº 1.106/91, a Semana Teixeira e Sousa faz parte do calendário oficial do município desde 2012 e passou a constar também no calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro, pela Lei Estadual nº 6.290/12.

A programação continua. Confira:

SEXTA-FEIRA – 24/03

• 15h – Feira Literária Teixeira e Sousa;
  • 18h – Conversa com Octavio Perelló, sobre o tema: “A experiência da escrita, o objetivo de publicar e o objeto do mercado”, na Tenda Cultural;
  • 21h – Show com Caio Batalha: “(En)Canta Milton”.

SÁBADO 25/03

• 15h – Feira Literária Teixeira e Sousa;
  • 21h – Companhia Musical Acorde Maior apresenta: “Milton: Nascimento, Encontros e Despedidas.”

Casa de Cultura José de Dome (Charitas)

• 18h – ALACAF: Painel temático, sarau festivo com música e poesia.

DOMINGO 26/03

• 15h – Feira Literária Teixeira e Sousa
  • 20h – Baile Charme e Slam: “Ecoando Vozes Negras” – Artistas cabo-frienses expressam na rua, as suas artes inspiradas nas obras Teixeira e Souza e Milton Nascimento.

Palácio das Águias

• 16h – Painel Literário – “A grande mídia e os movimentos populares”, com as jornalistas Clarissa Souto e Pétala Cormann.

SEGUNDA-FEIRA 27/03

• 15h: Feira Literária Teixeira e Sousa

Programação somente para alunos
Escola Estadual Municipalizada Teixeira e Sousa
Manhã e tarde

• Apresentação do documentário: “A Cor Do Vil – Uma Experiencia Educacional” e roda de conversa com o documentarista Flávio Lima;
  • Bate-papo sobre trançamento, com Vitor Pires;
  • Workshop de tranças com a Michele de Carvalho;
  • Grafite com Bia Vieira.

Palácio das Águias

• 19h30: Lançamento do livro: “O Primeiro Romancista Brasileiro Recebe Uma Mensagem Secreta para Comunicar A D Pedro ll”, de José Correia Baptista;

TERÇA-FEIRA 28/03

• 15h: Feira Literária Teixeira e Sousa
  • Das 15h às 15h30: “Vinícius Santa Rosa em Poesia”, na Tenda Cultural;
  • 16h: Roda de conversa com editores, coletivos literários e autores, na Tenda Cultural;
  • 17h30: Apresentação Coral Escola Teixeira e Sousa, sob a regência de Susana Cazaux e José Vinicius Sampaio;
  • 20h30: Encerramento com Samba das Matas.

Palácio das Águias

• 19h: Mesa de encerramento: Painel Literário “Uma Análise Filológica do Romance o Filho do Pescador”, com Arivaldo Sacramento e Fernanda Felisberto.
  • 20h: Entrega da Comenda Teixeira e Sousa aos homenageados.