Quem gosta de esportes ecológicos tem um programa e tanto neste domingo (28), em Cabo Frio. Às 11 horas acontece uma trilha guiada com saída da Ilha do Japonês em direção ao Farol da Lajinha. A ação faz parte do projeto “Boca da Barra”, lançado este mês pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade através da Coordenadoria de Meio Ambiente, com o objetivo de conscientizar sobre as novas medidas de ordenamento e utilização dos espaços na Ilha do Japonês como ponto de lazer em equilíbrio com a preservação. Para participar da trilha basta fazer inscrição da tenda da Universidade Veiga de Almeida na ilha.
Através da Guarda Marítima e Ambiental (GMA), a Prefeitura vem promovendo, aos finais de semana, intenso trabalho de orientação aos banhistas e visitantes. Numa das ações foram flagradas bicicletas presas nas placas de orientação recém instaladas orientando aos ciclistas para que deixem os veículos no local adequado sob pena de apreensão.
SAIBA MAIS
Embarcação vai reforçar coleta de lixos e resíduos entre o Canal do Itajuru e a Praia do Forte
Ações do Bandeira Azul continuam neste fim de semana em Cabo Frio
“A presença da Guarda Marítima e Ambiental é de suma importância para o Projeto Boca da Barra porque os frequentadores da Ilha do Japonês precisam entender que essas medidas informadas não são apenas sugestões: são orientações que devem ser seguidas e que, num segundo momento, serão tratadas como infrações, passíveis de multa e até apreensão, como no caso das bicicletas presas nas placas de orientação”, afirmou o coordenador de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta.
O Projeto Boca da Barra continua até o mês de fevereiro com ações durante a semana e o auxílio dos estudantes da Universidade Veiga de Almeida na aplicação dos questionários aos frequentadores do espaço para conhecimento de novas demandas. Ao final do projeto, as respostas serão analisadas e um relatório será elaborado e entregue à Prefeitura de Cabo Frio.