Manipuladores de alimentos da rede municipal recebem treinamento

Na próxima quinta-feira (24 de maio), todos os 400 manipuladores de alimentos da rede municipal de ensino de Cabo Frio serão contemplados com um treinamento visando atender às exigências do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, acontecerá no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, em dois turnos: das 8h às 12h e das 13h às 17h.


O treinamento promoverá a reflexão sobre a relação entre o preparo de refeições coletivas e as boas práticas de manipulação dos alimentos, por meio de palestras, ministradas por professoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé) e de atividades de Educação Alimentar Nutricional, com orientações de profissionais da área. Nesta edição, o tenente do Corpo de Bombeiros de Cabo Frio, Alessandro França, ministrará um treinamento sobre “segurança em cozinhas”.


A responsável técnica pela nutrição escolar da rede municipal, Fabiana Rosa, destaca que a educação continuada e os treinamentos são necessários para assegurar um padrão das condições higiênico-sanitárias das refeições produzidas nas unidades escolares, além de valorizar o trabalho dos manipuladores de alimentos. “O conhecimento dos principais pontos relacionados ao processo de boas práticas é essencial para a garantia da qualidade microbiológica e segurança alimentar e nutricional das refeições ofertadas aos alunos”, ressalta a nutricionista.


O PNAE é um programa do Ministério da Educação que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) das redes públicas, por meio de repasse de valores financeiros.


Com a Lei nº 11.947, de 16/6/2009, 30% do valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades locais.


Destaque

Comentários estão desabilitados.

FECHAR ACESSIBIILIDADE
%d blogueiros gostam disto: