Secretaria de Assistência Social realiza mais de 200 abordagens a pessoas em situação de rua em Cabo Frio

A Secretaria de Assistência Social de Cabo Frio realiza ações constantes para reinserção da população em situação de rua às famílias e à sociedade. De Janeiro a julho deste ano, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) registrou 242 abordagens a 179 pessoas. Desse número, 119 foram usuários novos. O órgão é o responsável por identificar a incidência de pessoas em situação de rua, realizar busca ativa e acompanhar cada usuário na efetivação de seus direitos.

Os assistidos são em sua maioria do sexo masculino e, em grande parte dos discursos afirmaram o desejo de emprego e melhores condições de sobrevivência.  Os locais de maior incidência de abordagens são: Praça Porto Rocha, Rodoviária e Praça de São Cristóvão. Embora também haja registro na Praia do Forte, Braga e Boulevard Canal, a incidência é menor.

O maior desafio do Creas é mantê-los assíduos no acompanhamento continuado, que tem como objetivo resgatar os vínculos afetivos rompidos com os familiares. A equipe ajuda na inserção deles no mercado de trabalho e em políticas de habitação, como o Minha Casa Minha Vida, e distribuição de renda, como o Bolsa Família. Os serviços contam com profissionais da área da psicologia e assistência social, apoiados por orientadores sociais.

Com essas ações o município reafirma seu compromisso com a implementação da Política Nacional para a Pessoa em Situação de Rua (Decreto 7.053/2009). De acordo com a psicóloga, Isabela Brettas, o trabalho visa preservar os direitos conforme determina a Política de Assistência Social. “As intervenções têm como objetivo a construção de novos projetos de vida, a reintegração à família, à comunidade e a preservação da autonomia dos usuários, respeitando sempre suas escolhas individuais“.

Para o coordenador do Creas, Nathan Barbosa da Silva, o trabalho requer efetiva participação da sociedade tanto em indicações para as abordagens sociais, quanto em conhecimento da causa. “É preciso trazer à luz da população dados que ajudarão no enfrentamento desses desafios, solicitando o encerramento de resquícios do discurso de ódio e da lógica de higienização desse recorte populacional e dando transparência às atividades realizadas no município”.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Dona Belinha fica localizado na Rua Alemanha, nº 132, no bairro Jardim Caiçara. O contato com a instituição pode ser feito através do e-mail: creascabofrio@gmail.com.